Memórias do Jornalismo e da Coluna Social: das Lunetas do Lord Gil Ao @Luxoaju é o título do novo livro do professor e jornalista Jorge Carvalho.
É também a primeira publicação de uma série de quatro livros a respeito da história da imprensa em Sergipe, projeto no qual o autor vem trabalhando desde 2005.
Este primeiro estudo é um ensaio dedicado ao tema da Coluna Social.
São 285 páginas com Prefácio do jornalista e colunista de O Globo, Ancelmo Gois, que, além de prefaciar concedeu rica entrevista ao autor sobre o tema do livro.
Pesquisando nos últimos 18 anos, Jorge Carvalho entrevistou 43 pessoas, entre jornalistas, professores, radialistas, sociólogos e outros observadores da mídia.
O ensaio trabalha com a memória de 93 colunistas sociais identificados nos jornais publicados em Sergipe nos séculos XX e XXI e, também na mídia eletrônica.
Adilma Menezes, diretora da Criação Editora, cuidou da publicação do trabalho.
Tânia Maria da Conceição Meneses Silva cuidou da revisão textual.
O livro está dedicado à memória de jornalistas que inspiraram o autor e com os quais ele confessa haver aprendido importantes lições de Jornalismo ao longo da vida:
Luiz Antônio Barreto, Orlando Dantas, Célio Nunes, Carlo Mota, Roberto Baptista, Paulo Barbosa de Araújo e Sérgio Guttemberg.
Também a colegas jornalistas com os quais conviveu e que ao trabalhar ao lado deles aperfeiçoou a sua atividade profissional no Jornalismo:
Theotônio Neto, Raymundo Luiz, Luiz Carlos Lopes Moreira, Milton Alves, Lânia Duarte, Thais Bezerra, Alberto Montalvão e Antônio Vieira de Araújo.
Jorge Carvalho continua trabalhando no projeto de memórias do Jornalismo em Sergipe, com a pretensão de publicar mais três ensaios.
Em um deles pretende analisar o Jornalismo sergipano da mídia impressa e os jornalistas de maior expressão nesse campo.
No outro pretende fazer uma análise do Jornalismo Esportivo.
E, por último, pretende estudar o Jornalismo de rádio e TV no Estado de Sergipe.
Assessoria