‘Não é o que parece’ é o quinto livro da sergipana e tem lançamento marcado para esta sexta, 18
Comprometido em explorar a complexa relação que temos com o trabalho, a influência das opiniões alheias e as nuances de uma mulher negra em posições de poder, o romance ‘Não é o que Parece’ é o quinto livro da autora sergipana Thiarlley Valadares.
A obra concorre ao 8° Prêmio Kindle de Literatura, promovido pela Amazon, em parceria com a TAG Curadoria e editora Record.
O romance, que é dedicado a todas as mulheres que são lidas como difíceis de lidar apenas por terem dito não, discute temas como machismo e racismo em ambientes de trabalho e como isso afeta não só a saúde mental de mulheres negras, mas a forma como elas se enxergam e se comportam para garantir que situações assim não mais aconteçam.
"Pessoas brancas, principalmente homens, têm o direito de errar quantas vezes quiserem.
Enquanto as mulheres negras, que na pirâmide social estão em último lugar, às vezes nem erram e já estão em desvantagem", explica Thiarlley.
A obra também aborda o preconceito com pessoas amarelas e como, muitas vezes, o tratamento para pessoas racializadas no Brasil podem ser diferentes e, ainda assim, muito semelhantes.
Apesar dos temas sensíveis, ‘Não é o que Parece’ não deve ser resumido a essas temáticas.
Thiarlley também é autora dos romances ‘O Bom Soldado’ (2020), ‘Amor em Lugares Fechados’ (2021), da coletânea de contos e crônicas ‘Apenas Fugindo: o livro’ (2021) e do livro de não-ficção ‘Mulheres Negras e Literatura’ (2023), todos publicados de modo independente pela Amazon.
Esta é a primeira vez que a autora participa do Prêmio Kindle. O livro tem capa assinada por Lara Correia, ilustradora sergipana, e tem lançamento marcado para o dia 18.