Esse ano, completando 10 anos de carreira, o multiartista, precursore da cena Ballroom no Estado de Sergipe, criadore da Lady Bixa e mother da Casa DiBarro , Afrofutur1st (Johnatan Rezende), está se despedindo da terrinha em rumo a uma nova jornada fora do Brasil.
Porém, antes de partir, Afroutur1st vai fazer sua festa de despedida no Macaw, dia 23 de Setembro, às 23h, com produção da Lady Bixa.
O evento de despedida chamado “Goodbye, Mother!’ terá a participação dos DJs locais TEn$$4 e Groovfaya, e o baile “The Last Ball’, como tema ‘futuro diaspórico’ e com 9 categorias inspiradas na Pãe Afrofutur1st DiBarro.
Lady Bicha promoveu também, no Iate Clube Dance Studio, uma oficina de preparação para a baile com 3 modalidades diferentes ministradas pelo júri da ‘The Last Ball’:
oficina de Face com Star Mother Diamond Muzi de Alagoas;
oficina de Runaway com Pioneire Fenix Negra 007 tambem de Alagoas;
e oficina de Vogue Femme com colaboracação entre o Father Caique Tremme da Bahia, Diamond Muzi e Fenix 007.
Afrofutur1st vai partir para Nova York em rumo a uma nova jornada, deixando no estado um legado não só da sua carreira multi-artística, mas também um legado de iniciação da cena ballroom em Sergipe.
Elu é responsável por produzir e dirigir projetos na cidade através da Lady Bixa, que desde 2020 vem desenvolvendo produções artísticas e eventos LGBTQ+ como forma de fomentar a cultura ballroom e criar um refúgio para a celebração das comunidades LGBTQ+ negras.
Na equipe Lady Bixa também destacam-se o publicitário Jorge Luís e o viajante Leomarques. Entre as produções já realizadas pela Lady Bixa estão o ‘Workshop Ballroom’, a ‘Feirinha Baphoo Live’ e o ‘Recicla Ball’, projetos completados pela Lei Aldir Blanc.
Já neste ano, no mês de setembro, a Lady Bixa realizou a ‘Independência ou Ball’ em parceria com a Negra Luz e que foi um marco para a comunidade LGBTQ+ negra e para a cena ballroom do estado de Sergipe.
Neste mês de Setembro a Kiki Casa DiBarro também comemora um ano de existência e resistência.
A Casa DiBarro, a primeira kiki house da cultura ballroom de Sergipe, também criada por Afrofutur1st, nasceu em Setembro de 2021 através do interesse de um grupo de jovens dissidentes de gênero em construir um espaço seguro para a celebração das suas identidades e expressões artísticas, e desde então vem movimentando a cidade com os fêxos (encontros e treinos abertos) de fim de semana, assim como vem ganhando os primeiros grand prizes da ballroom local.
Esse ano a Casa DiBarro também se apresentou na Parada LGBT de Sergipe e ainda ganhou 4 Grand Prizes na ‘Live, Work, Pose Ball’ em Maceió.
No último dia 6 de Setembro, no baile 'Independência ou Ball’ foram nomeadas os príncipes e princesas da Casa DiBarro, sendo essa a primeira nomeação da cena ballroom local. A Pãe Afrotufutr1st nomeou a Princesa Quésia DiBarro, Princesa Kami DiBarro, o Príncipe Hilq DiBarro e a Princesa Timmy Tchanga DiBarro a fim de que eles possam continuar o legado em fomentar a ballroom local e passar os ensinamentos para os novos e futuros integrante da Casa DiBarro.
Ou seja, a ballroom chegou e foi pra ficar! E dia 23 de setembro é dia de se jogar na pista do Macaw e dizer goodbye para a Mother Afrofutur1st DiBarro, que está partindo para uma nova jornada fora do Brasil.