O Rotary é uma organização não governamental com características internacionais, foi idealizado nos Estados Unidos da América – EUA no ano de 1905, no Brasil chegou em 1920 na cidade do Rio de Janeiro e em Sergipe no ano de 1934, tendo o Rotary Club Aracaju o mais antigo clube do estado.
O Rotary Club de Aracaju Nova Geração foi formado em 2001 com, naquele momento, 20 jovens com muita vontade de trabalhar pelo bem da comunidade.
O Rotary é formado pelos Rotary Clubs, o Rotary International e a Fundação Rotária.
Juntos, esses três elementos conseguem fazer a diferença em comunidades do mundo inteiro.
O objetivo do texto é apresentar a estrutura de gestão e alguns números que o Rotary tem. Vamos lá?
Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.
Cerca de 1,2 milhão de rotarianos pertencem a mais de 32.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e territórios. Rotary é entidade humanitária, transparente, sem partido político e sem vínculos religiosos.
Cada Rotary Club tem autonomia administrativa e operacional, com seu CNPJ, com seus próprios associados, Presidente e Conselho Diretor, que a cada ano rotário, estamos no ano rotário 2022-2023, muda toda a sua liderança no mundo e realizam ações cada um em sua área geográfica.
Todos os clubes são membros do Rotary International, formando uma única e grande organização global.
Por razões administrativas os Rotary Clubs são agrupados em Distritos, sendo o Distrito dirigido por um "Governador".
Sergipe, Bahia e Alagoas estão no Distrito 4391.
O quadro social de cada Rotary Club representa corte transversal da respectiva comunidade, reunindo pessoas de diferentes profissões.
No mundo inteiro, Rotary Clubs reúnem-se constantemente, sem vínculos partidários ou religiosos, estando abertos a todas as culturas.
O lema Dar de Si Antes de Pensar em Si reflete o principal objetivo do Rotary na comunidade, no local de trabalho e no mundo.
Rotarianos desenvolvem projetos comunitários de prestação de serviços com o intuito de aliviar as carências mais graves.
Além disso, apóiam a profissionalização; programas para jovens – Interact e Rotaract; oportunidades educacionais e intercâmbios no exterior para estudantes, professores e outros profissionais.
Algumas das áreas de atuação do Rotary são: Erradicação da pólio (Em 1985, rotarianos resolveram lutar por um mundo livre da pólio.
A campanha pela erradicação dessa doença tornou-se, em um prazo de 20 anos, o maior apoio do setor privado a uma iniciativa global de saúde); Educação internacional; Paz Mundial; Alfabetização; Meio Ambiente; entre outros.
Os Clubes de Rotary estão engajados na comunidade local, estadual, regional e internacional na luta pelo melhor para a sociedade.
Sergipe, especificamente, conta com um bom número de clubes e existe a possibilidade da formação de outros clubes também.
Para saber mais sobre o Rotary, visite o site oficial – rotary.org – e conheça a diversidade, o universo de projetos e programas que podem contribuir com a sociedade e com você. Conheça o Rotary.
*Diego é associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração desde 15 de maio de 2001