Sempre que a oportunidade surge, pergunto aos empreendedores o que eles estão aprendendo com a crise? A forma como esta frase é respondida por estes empreendedores diz muito mais que o conteúdo da resposta em si.
Consigo captar frustração, resiliência, respostas prontas, apatia ou até mesmo euforia e, esse discurso por trás do discurso, vende a credibilidade de seu conteúdo.
Foto: Internet
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Quando penso em superar crises, lembro do almirante americano James Stockdale, a maior patente americana a viver em um campo de prisioneiros durante a guerra do Vietnã.
O almirante fora torturado mais de vinte vezes, em oito anos, de 1965 a 1973, sem ter a menor certeza se iria rever sua família novamente.
No meio desta crise, decidiu fazer uma escolha, iria construir um propósito claro e bem definido, assumir seu papel de maior patente americana daquele lugar e a responsabilidade de criar condições para que o número de soldados sobreviventes fosse o maior possível.
Seu principal foco de atuação era a motivação, a moral, a mentalidade e os sentimentos dos prisioneiros.
Ao ser libertado, tornou-se o primeiro oficial de três estrelas a usar juntas as asas de aviador e a medalha de honra do Congresso Americano.
Seu segredo para lidar com momentos de incerteza, baseava-se em dois pilares:
O primeiro pilar é a certeza de que a vida é feita de ciclos, que aquele desconforto era temporário e que ele seria transformador e produtivo, algo que o tornaria um ser humano e profissional melhor.
Dizem que no Vale do Silício, onde se encontram as maiores empresas de tecnologia do mundo, o empreendedor que falir duas empresas por motivos diferentes é considerado um grande empreendedor, pelo fato de ter vivido dois processos distintos e amadurecido com estas experiências.
O importante é aprender com as experiências e torna-las importantes em seu processo de desenvolvimento.
Como diria Willian Schedd:
“Um navio está seguro no porto, mas não é para isso que os navios foram feitos."
Cicatrizes contam a história de um grande guerreiro. Quais as oportunidades que seus desafios atuais estão querendo mostrar a você?
Fabio Azevedo é Treinador Comportamental, Executive Coaching, Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Coimbra Business School – PT e Autor dos Livros: “Não Queime seu Filme em 2030: Descubra quais as habilidades comportamentais e emocionais essenciais para prosperar no mercado em 2030, aprendendo através de séries e filmes inesquecíveis” e do livro: “O Mistério do Cliente que sempre volta!” com prefácio de Eduardo Shyniashiki.
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