Notícias

Edição: Marcel Azuma
10:55
14/02/2022

Estrela russa de 15 anos tem medalha de ouro confirmada e é liberada para competir nas Olimpíadas de Inverno após polêmica com doping

A patinadora russa Kamila Valieva teve seu ouro olímpico confirmado e foi liberada para seguir competindo nas Olimpíadas de Inverno de Pequim após testar positivo em um exame antidoping.

Aos 15 anos, Valieva é considerada um fenômeno da patinação.

A autorização dada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) para a atleta seguir nos jogos foi noticiada pelos jornais The Guardian e New York Post.

A patinadora russa Kamila Valieva em competição nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim / Foto: Getty Images

O teste positivo de Valieva foi feito em dezembro do ano passado, em São Petersburgo, na Rússia, mas só teve seu resultado divulgado na segunda-feira da semana passada, um dia após ela conquistar o ouro olímpico na disputa por equipe da patinação.

A atuação de Valieva nas finais chamou atenção após ela se tornar a primeira mulher a conseguir um salto quádruplo em uma Olimpíada.

A decisão da CAS sobre a continuidade de Valieva nos jogos permitirá que ela dispute o torneio individual feminino nos jogos de Pequim, sendo uma das favoritas para o ouro.

Antes de anunciar sua decisão, a CAS enviou três representantes oficiais para questionar a patinadora em Pequim.

A patinadora russa Kamila Valieva (Foto: Instagram)

O teste positivo da patinadora havia resultado em seu banimento de práticas esportivas pela agência russa de antidoping, mas a decisão acabou sendo revogada logo em seguida - o que resultou em críticas conjuntas do Comitê Olímpico Internacional, da Agência Mundial Antidoping e da União Internacional de Patinadores.

As três organizações ainda não se pronunciaram sobre a decisão recém-anunciada pela CAS.

 

LEIA TAMBÉM

'Farme’, em Ipanema, é eleita a segunda melhor praia gay do mundo em 2021

Na lista, a Praia de Ipanema conquistou o segundo lugar no quesito “fun in the sun” (algo como “diversão ao sol”).

--------------------

O Comitê Olímpico Russo saiu em defesa de Valieva após o teste positivo, divulgando um comunicado afirmando que ela “passou por vários testes”, todos com resultado negativo, antes da prova com a evidência do suposto doping.

Temos certeza absoluta que a Kamila é inocente e está limpa”, insistiu o técnico do comitê russo, Eteri Tutberidze em entrevista à imprensa de seu país.

 

Com informações da Monet

Compartilhe