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Edição: Marcel Azuma
19:35
13/06/2022

Suécia: com escolas abertas na pandemia, alunos não tiveram perdas educacionais em leitura

Uma pesquisa realizada na Suécia com aproximadamente 97 mil estudantes do 1º ano ao 3º ano do ensino fundamental mostrou que não houve perdas educacionais em leitura durante a pandemia.

Os alunos avaliados conseguiram a manutenção do patamar de decodificação de palavras e compreensão de leitura.

O resultado é atribuído à decisão do governo sueco de manter as escolas abertas nesse período.

Imagem: Getty Images

A pesquisa mostra que isso ocorreu também entre as crianças mais vulneráveis socioeconomicamente.

Apesar de terem sido mais afetadas pela pandemia, elas não registraram perdas educacionais em leitura e o nível nesse quesito foi considerado estável.

Mesmo com as escolas abertas, o estudo mostrou que a incidência de casos graves de Covid-19 foi muito baixa entre as crianças, tanto na pré-escola quanto no fundamental.

A conclusão do estudo é que a decisão da Suécia de manter as escolas abertas durante a pandemia foi acertada, o que protegeu os alunos do ensino primário.


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A pesquisa foi publicada no volume 114, do International Journal of Educational Research, em 2 de junho de 2022.

Os autores do estudo foram;

Anna Eva Hallin, do Departamento de Ciências Clínicas, Intervenção e Tecnologia do Instituto Karolinska | 

Henrik Danielsson, do Departamento de Ciências Comportamentais e Aprendizagem da Universidade de Linköping | 

Thomas Nordström, do Departamento de Psicologia da Universidade de Lineu | 

Linda Falth, do Departamento de Pedagogia e Aprendizagem da Universidade de Lineu.

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