É fácil pensar que a tecnologia moderna sempre foi exatamente isso - moderna. A verdade é que muitas peças da tecnologia atual estão em desenvolvimento há muito tempo.
Aqui estão algumas das mais vitais peças de tecnologia que nasceram em tempos que você nem imagina.
Vacinação - 1796
Edward Jenner introduziu a primeira vacina antes da virada do século 19 - uma versão rudimentar do vírus da varíola para eliminar a varíola.
Uma leiteira chamada Sarah Nelmes se aproximou de Jenner com várias lesões de varíola na mão. Jenner retirou líquido das lesões e o coçou na pele de um menino de 8 anos, sua primeira pessoa de teste.
Embora o garoto tenha tido febre inicialmente, sua doença diminuiu rapidamente. Quando Jenner mais tarde introduziu o vírus da varíola, o garoto estava imune.
Bateria - 1800
Em 20 de março, a bateria de Volta - projetada pelo inventor italiano Alessandro Volta - comemorou seu 220º aniversário.
Volta inicialmente chamou o dispositivo de "órgão elétrico artificial", em resposta à teoria predominante na época em que o tecido animal era necessário para a condutividade.
Em vez disso, ele usou discos de metal empilhados e panos encharcados de salmoura. Eles conduziam eletricidade. A bateria nasceu.
Microfone - 1876
Logo após Alexander Graham Bell revelar seu telefone recém-inventado, o funcionário alemão Emile Berliner percebeu que o transmissor do dispositivo estava bastante fraco.
Assim, com apenas um conhecimento rudimentar de eletricidade, Berliner começou a trabalhar no chamado transmissor de contato solto, que ampliava o ruído proveniente do modelo existente de Bell. Estava inventado o microfone.
A empresa de Bell, a American Bell Telephone Company, ficou tão impressionada com o trabalho de Berliner que o contratou como assistente em seu laboratório.
Escada rolante - 1891
A mecanização das escadas começaram antes da virada do século 20, graças ao inventor de Nova York Jesse Reno.
O primeiro modelo de Reno foi instalado no Old Iron Pier, em Coney Island.
A invenção rapidamente ganhou aceitação entre os mineiros e operários da Revolução Industrial, que podiam poupar as pernas na longa de ida e volta para jornada para o trabalho.
Rádio de Carro - 1919
Sim, na foto são fios de rádio amarrados entre a frente e a traseira de um carro.
A. H. Grebe, um fabricante de rádios de Nova York, testou uma versão inicial de um rádio de carro que mais tarde viria a definir uma cultura nos carros em desenvolvimento na década de 1920.
A configuração do Grebe inclui o tubo de vácuo no banco traseiro, um pequeno motor para alimentar o tubo de vácuo e uma bateria separada para alimentar o próprio rádio.
Drone - 1964
O primeiro veículo aéreo não tripulado foi o Lockheed D-21B. (Na foto, à direita, é a aeronave menor pegando carona na maior.)
Ele conduziu missões de reconhecimento no espaço aéreo inimigo sobre a China entre 1969 e 1971, mas acabou sendo interrompido por ter uma alta taxa de acidentes.
Também, à época, o presidente Nixon introduziu satélites mais inteligentes para tirar fotografias na órbita da Terra..
Internet - 1969
Chamada de Arpanet, o início da internet tinha como objetivo interligar laboratórios de pesquisas nos Estados Unidos.
Ainda em 1969 um professor da Universidade da Califórnia mandou o primeiro e-mail da história a um amigo de Stanford.
No auge da Guerra Fria, o sistema foi criado como uma garantia de que a comunicação entre militares e cientistas continuaria mesmo em caso de bombardeios.
Telefone Celular -1973
O primeiro modelo foi inventado pelo pesquisador da Motorola Martin Cooper (na foto acima). O protótipo oferecia apenas 30 segundos de tempo de chamada e exigia 10 horas para carregar.
A primeira ligação realizada com o aparelho móvel foi feita na rua de Nova Iorque pelo próprio Martin Cooper.
O cientista ligou para o seu concorrente Joel Engel, engenheiro da AT&T.
GPS - 1978
Apesar de só ser disponibilizado para os consumidores nos últimos anos, o GPS já existe há algum tempo.
Conhecido como Navstar 1, o primeiro satélite alcançou a órbita em 1978. Apesar de já não estar mais lá, o satélite foi um importante passo para uma nova era de interconectividade no mundo.
Como muito das invenções tecnológicas, o GPS também foi criado com objetivo militar. O aparelho foi desenvolvido para vários objetivos, como garantir uma entrega precisa de armas e monitorar explosões nucleares.
Fonte: Business Insider