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30/06/2025 09:53

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Prateleiras do supermercado

Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil


Após nove meses seguidos de alta nos preços dos alimentos, o comportamento do brasileiro nas compras de supermercado sofreu mudanças significativas.

Um levantamento nacional realizado pelo Ipsos-Ipec, a pedido do C6 Bank, revelou que 69% dos consumidores deixaram de comprar algum item por conta da inflação elevada nos últimos seis meses.

Principais mudanças no comportamento de consumo

Para lidar com os preços mais altos, os brasileiros adotaram algumas estratégias:

  • 44% passaram a trocar marcas caras por opções mais baratas;
  • 35% reduziram o consumo de café;
  • 24% deixaram de comprar iogurte;
  • 35% substituíram carne bovina de primeira, porco ou frango por carne de segunda.

A pesquisa ouviu 2 mil internautas de todas as classes sociais, em todo o país, entre o fim de maio e meados de junho.

Inflação ainda impacta o bolso

Embora os preços de alimentos e bebidas tenham registrado leve queda de 0,02% na prévia da inflação de junho (IPCA-15, do IBGE), o impacto da alta acumulada continua sendo sentido.

Em 12 meses até junho, a inflação no setor foi de 6,94%, acima da inflação geral de 5,27%.

Como os alimentos representam cerca de um quarto do orçamento doméstico, essa alta prolongada reduziu o poder de compra da população.

É o caso da aposentada Margarita Barreiros, de 74 anos:

“Se for comparar com um ano atrás, a diferença de preços é enorme. Antes, eu gastava R$ 100 no supermercado; hoje, gasto R$ 200”, relatou.

Cenário atual

  • Apesar do sinal de trégua na inflação de alimentos, o alívio ainda não chegou ao bolso da maioria.
  • A alta nos preços permanece um dos maiores desafios para o orçamento das famílias brasileiras.

 

Com informações do Estadão

Da redação

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