Ciência & Tecnologia

Da Redação
16:15
09/10/2023

CEO do Softbank diz que IA geral vai ultrapassar inteligência humana nos próximos 10 anos

O líder da gigante tecnológica Softbank, Masayoshi Son, surpreendeu o público ao afirmar que a inteligência artificial geral (AGI) poderá superar a capacidade cognitiva humana em apenas 10 anos.

Imagem: Reprodução/ Getty images

AGI: Mais do que uma simples IA


Durante um evento corporativo em Tóquio, Son destacou que a AGI (inteligência artificial geral) não é apenas uma evolução da IA atual, mas sim uma entidade capaz de entender e sentir emoções humanas, chegando a se comparar ao pensamento humano.

 

Um alerta para o Japão


Com uma mensagem direta, Son pediu que as empresas japonesas não ignorem essa revolução tecnológica.

"Seria triste estar do lado que é deixado para trás", pontuou.

Ele também encorajou a juventude do país a se envolver mais com as inovações em IA.

 

Trajetória de investimentos em tecnologia


Enquanto algumas de suas apostas em tecnologia não trouxeram os retornos esperados, Son manteve sua crença no potencial da internet e agora busca oportunidades em empresas focadas em IA.

 

G7 e o compromisso com a IA confiável


Em um cenário internacional, os líderes do G7 expressaram seu compromisso em maio, durante a cúpula de Hiroshima, de avançar na promoção de uma IA confiável.

O Japão está empenhado em estar na vanguarda desses esforços regulatórios.

 

Preocupações e perspectivas


O primeiro-ministro Fumio Kishida também se pronunciou sobre a IA, reconhecendo seu potencial, mas enfatizando a necessidade de se abordar preocupações como desinformação, privacidade e direitos autorais.

 

Expansão do SoftBank


Concluindo a discussão sobre os avanços da IA, Son mencionou a recente listagem na Nasdaq de sua subsidiária de chips, Arm Holding, adquirida em 2016, a qual ele acredita ser fundamental para o futuro da inteligência artificial.


Com informações da PEGN

Compartilhe