22/01/2024

Desvendada via molecular chave no controle do envelhecimento

Um estudo inovador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), publicado na revista Gene, revelou que a desregulação na comunicação entre células via RNA pode afetar significativamente a longevidade de organismos.

Este achado, realizado através de experimentos com a espécie Caenorhabditis elegans, apresenta uma nova compreensão sobre os processos de envelhecimento e as doenças a eles associadas.

Vermes da espécie C. elegans foram o modelo experimental utilizado na pesquisa / crédito: Thiago L. Knittel

Mecanismos de comunicação intercelular e implicações no envelhecimento

O estudo, liderado pelo professor Marcelo Mori do Instituto de Biologia da Unicamp, mostrou que alterações no padrão de troca de moléculas de RNA entre diferentes tecidos podem influenciar o processo de envelhecimento.

Esta descoberta expande o entendimento sobre a comunicação intertecidual, já conhecida por envolver proteínas e metabólitos, e agora incluindo também o RNA como um meio de sinalização.

Pesquisa inspirada pelo fenômeno de RNA de Interferência

A pesquisa da Unicamp foi inspirada pela descoberta do RNA de interferência (RNAi), que rendeu o Nobel de Fisiologia e Medicina em 2006.

O estudo com C. elegans permitiu elucidar os mecanismos de transferência de RNA entre células e entre o organismo e o ambiente, bem como desafiar o dogma central da biologia molecular, mostrando que o RNA pode regular o genoma.

Resultados experimentais e conclusões

Os experimentos envolveram a modificação da função da proteína SID-1 em tecidos específicos de C. elegans, revelando que a superexpressão de SID-1 e outras proteínas relacionadas ao transporte de RNA resultou em uma diminuição na longevidade.

O estudo também indicou que a desregulação no transporte de RNA pode afetar a produção de microRNAs, essenciais para a manutenção da saúde celular.

Este estudo da Unicamp abre novas portas para a compreensão do envelhecimento e das doenças relacionadas, destacando a importância da regulação adequada do RNA.

A pesquisa não apenas aprofunda o conhecimento científico, mas também tem potencial para influenciar futuras abordagens terapêuticas em relação ao envelhecimento e doenças associadas.

O estudo Tissue-specific overexpression of systemic RNA interference components limits lifespan in C. elegans pode ser lido em: sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378111923008557.

Com informações: Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP