Uma equipe de astrônomos da Universidade do Havaí, do Instituto de Ciências Carnegie e da Universidade da Arizona do Norte confirmaram o objeto mais distante já observado no Sistema Solar.
O planetoide, apelidado de “Farfarout” (em tradução literal seria algo como “Muitomuitolonge”), já havia sido identificado em 2018.
No entanto, em fevereiro de 2021, um novo estudo publicado pela University of Hawai'I News detalhou a sua órbita.
O nome oficial dado pelo Minor Planet Center foi 2018 AG37.
(Foto: Roberto Molar Candanosa, Scott S. Sheppard do Instituto de Ciências Carnegie e Brooks Bays da Universidade do Havaí)
Para se ter uma ideia do quão distante ele está do Sol, basta dizer que ele demora mil anos terrestres para dar uma volta completa ao redor da nossa estrela.
Em termos de unidades astronômicas (ua) — em que uma ua corresponde à distância entre a Terra e o Sol –, Farfarout está atualmente a 132 ua. Para efeito de comparação, Plutão está a apenas 34 au do Sol.
A jornada de Farfarout ao redor do Sol leva cerca de mil anos, cruzando a órbita do gigante planeta Netuno todas as vezes. Ele foi descoberto no telescópio Subaru de 8 metros localizado no topo de Maunakea, no Havaí.
Farfarout é muito tênue e, com base em seu brilho e distância do Sol, a equipe estima seu tamanho em cerca de 400 km de diâmetro.
Com informações do University of Hawai'i News
PUBLICIDADE