O Telescópio Espacial Hubble da Nasa/ESA registrou esta belíssima imagem da galáxia NGC 1365, a 60 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Fornax (a Fornalha).
A imagem foi feita pelos cientistas responsáveis pelo telescópio em parceria com uma equipe do observatório Alma, no Chile.
Como explicam os pesquisadores em comunicado, a galáxia é do tipo espiral barrada, que recebe esse nome por conta da separação entre seus "braços" que dá a impressão de que há uma barreira entre as partes do sistema.
Na NGC 1365, os redemoinhos azuis e laranja mostram onde as estrelas acabaram de se formar e os locais empoeirados de futuros berçários estelares.
Hubble registra imagem inédita de galáxia a 60 milhões de anos-luz (Foto: ESA/Hubble NASA, J. Lee and the PHANGS-HST Team; Acknowledgment: Judy Schmidt (Geckzilla))
Enquanto isso, nas bordas externas da imagem, enormes regiões de formação de estrelas podem ser observadas.
Já as regiões brilhantes em azul claro indicam a presença de centenas de estrelas "bebês" que se formaram a partir da coalescência de gás e poeira nos braços externos da galáxia.
O telescópio espacial Hubble visto do ônibus espacial Atlantis
Segundo os cientistas, a pesquisa ajudará a entender como a diversidade de ambientes galácticos observados no Universo próximo, incluindo NGC 1365 e outras galáxias parecidas com ela, influenciam a formação de estrelas e aglomerados.
A expectativa é esclarecer muitas das ligações entre nuvens de gás frio, formação de estrelas e a forma geral e morfologia das galáxias.
Fonte: Galileu