11 de Maio de 2021

Ciência & Tecnologia

Edição: Hugo Julião
10:07
21/02/2021

Marte: veja as primeiras fotos que o Perseverance enviou do planeta

A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, divulgou algumas imagens incríveis enviadas de Marte pela missão do robô Perseverance.



 

Após as primeiras horas, o robô já possui uma grande quantidade de dados em seus bancos de memória que estão sendo gradualmente transferidos para a Terra.

Robô Perseverance quando estava pousando em Marte, visto do foguete que auxiliou em sua descida. Isso representa uma grande conquista técnica porque o satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) estava a aproximadamente 700 km do Perseverance naquele momento (Fotos: Nasa)

--------------------

A Nasa disse que vai disponibilizar mais imagens nos próximos dias.

Estarão incluídos no material vídeos curtos, filmados durante a sequência de entrada, descida e pouso, todos com som.

Esta é a primeira imagem do Perseverance enviada depois de pousar em Marte - ela mostra a sombra de um dos "braços" do robô. A visão está parcialmente obscurecida por uma tampa contra poeira.

--------------------

O Perseverance se posicionou em uma cratera marciana quase equatorial conhecida como Jezero, na qual procurará por sinais de vida microbiana passada.

As imagens mais detalhadas da cratera de Jezero chegarão na próxima semana depois que o Perseverance levantar seu mastro de navegação, que carrega as principais câmeras científicas.

Esta foi uma das primeiras imagens coloridas enviadas pela Perseverance

O local de pouso do Perseverance fica em um espaço que a equipe da Nasa chamou informalmente de 'Cânion de Chelly'.

É uma homenagem ao monumento nacional de mesmo nome no Estado americano do Arizona.

Este registro mostra uma das rodas do Perseverance

Qualquer rocha que o robô investigar nessa área quadrada de 1,2 km por 1,2 km também receberá nomes relacionados ao parque americano.

Sua missão inicial durará um ano marciano (aproximadamente dois anos terrestres), embora seja difícil pensar que a agência se limitará a isso, se as estruturas permanecerem em boas condições.

O estágio de descida segurando o Perseverance pode ser visto caindo na atmosfera marciana nesta imagem tirada pela câmera High Resolution Imaging Experiment (HiRISE) a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter. 

A HiRISE estava a aproximadamente 700 quilômetros do Perseverance e viajando a cerca de 10.800 km por hora (3 km por segundo) no momento em que a imagem foi tirada.


A distância extrema e as altas velocidades das duas espaçonaves eram condições desafiadoras.

Elas exigiam um tempo preciso para a Mars Reconnaissance Orbiter inclinar-se para cima e rolar com força para a esquerda para que o Perseverance pudesse ser visto pela HiRISE no momento certo.

Perseverance é uma tonelada de alta tecnologia: sete instrumentos, várias câmeras, microfones e uma grande furadeira

Além de procurar por sinais de vida, outro objetivo principal do Perseverance é coletar amostras de rochas que podem ser devolvidas à Terra em missões subsequentes.

Com informações da BBC/Nasa

Compartilhe