10/06/2023 15:43

Compartilhe:

Há 1.000 anos, os maias foram à cidade mexicana de Uxmal, local que abrigou alguns dos mais importantes sítios cerimoniais da civilização maia, sendo lembrado como um dos "pontos altos da arte e arquitetura maias".

Foto / Centro INAH Yucatán
 

Escavações recentes revelaram uma coleção de artefatos de cerâmica usados como oferendas às divindades maias, segundo arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México.

Especialistas acreditam que os artefatos, incluindo uma esfera em um tripé e quatro vasos, foram usados como parte de um ritual de oferenda para o deus e a deusa da abundância.

Escavações recentes revelaram uma coleção de artefatos de cerâmica usados como oferendas às divindades maias, segundo arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México. Foto / Centro INAH Yucatán

As cerâmicas estavam dispostas em um ambiente simbolizando os quatro cantos do Universo e as quatro direções cardinais, pois possivelmente acreditavam que estes cantos pegariam um líquido sagrado, que era um alimento para os deuses.

Escavações recentes revelaram uma coleção de artefatos de cerâmica usados como oferendas às divindades maias, segundo arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México. Foto / Centro INAH Yucatán

De acordo com as primeiras análises, os artefatos podem ser do período Clássico Tardio (750-900 d.C.).

Os artefatos foram retirados do local, onde uma microescavação será realizada para determinar se havia alimento ou materiais orgânicos e minerais deixados na época.

 

Com informações do Sputink Brasil

Nos acompanhe por e-mail!