A sonda Tianwen-1 da China enviou de volta sua primeira imagem de Marte, enquanto a missão se prepara para pousar no final deste ano.
A espaçonave, lançada em julho na mesma época que uma missão dos Estados Unidos , deve entrar na órbita de Marte por volta de 10 de fevereiro.
A foto divulgada pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês) mostra características geológicas do planeta.
Entre elas, a cratera Schiaparelli e os Valles Marineris, uma vasta extensão de desfiladeiros na superfície marciana.
A imagem em preto e branco foi tirada a cerca de 2,2 milhões de quilômetros de Marte, de acordo com a agência espacial chinesa e mostra Valles Marineris (cânions próximos ao equador do planeta vermelho), Schiaparelli (uma vasta cratera) e a planície de Acidalia Planitia, especifica a CNSA
---------------
A CNSA informou que a espaçonave já está alcançando 1,1 milhão de quilômetros do planeta.
A nave robótica acendeu um de seus motores para fazer uma correção orbital na sexta-feira e deve desacelerar antes de ser capturada pela gravidade marciana por volta de 10 de fevereiro, disse a agência.
O Tianwen-1 de cinco toneladas inclui um orbitador de Marte, uma sonda e um rover que estudará o solo do planeta.
A China espera pousar o rover em maio em Utopia, uma enorme bacia de impacto.
A China despejou bilhões de dólares em seu programa espacial comandado por militares e enviou um humano ao espaço pela primeira vez em 2003.
O objetivo é montar uma estação espacial na órbita da Terra até 2022.
Com informações do The Guardian
PUBLICIDADE