10/03/2022 08:20

Compartilhe:

Empresas de leasing estão em vias de verem centenas de aeronaves Airbus e Boeing de sua propriedade serem “confiscadas” por companhias aéreas russas.

Isso por conta de seus contratos terem entrado num limbo por causa das sanções ocidentais ao país pela guerra na Ucrânia.  

Segundo estimativa da Valkyrie BTO Aviation, uma empresa de financiamento e leasing, há cerca de 500 aeronaves alugadas por companhias aéreas russas.

São jatos que, juntos, valem US$ 10,3 bilhões, de acordo com cálculos da Ishka, consultoria do setor de aviação.  

Reprodução

Tecnicamente, os aviões arrendados à Rússia podem ser retomados pelas empresas de leasing até o dia 28 de março, segundo as regras previstas nas sanções da União Europeia à Rússia.

Mas, segundo Dean Gerber, conselheiro geral da Valkyrie BTO Aviation, apenas duas dezenas de aeronaves foram recuperadas. 

A estatal russa Aeroflot e outras companhias aéreas do país já levaram de volta ao território do país a maioria dessas aeronaves.


LEIA TAMBÉM

Aeronave da FAB que resgatou brasileiros deixa a Polônia; veja fotos e vídeo

A aeronave chega em Brasília nesta quinta-feira (10). Bolsonaro deve participar da recepção e desembarque do grupo de resgatados na Base Aérea de Brasília, prevista para 12h.

------------------------

Em mensagens enviadas às empresas aéreas russas na semana passada, Moscou exigiu que elas retomassem as aeronaves para território nacional e restringissem seus voos a rotas domésticas ou para a aliada Bielorrússia.

O objetivo foi justamente evitar a retomada das aeronaves por credores em território estrangeiro, afirma Emily Wicker, advogado na Clifford Chance. 

Esta é apenas uma das consequências das sanções econômicas à Rússia, cujo impacto na aviação civil mundial será sentido por anos.

Com informações da Ag.Globo

Nos acompanhe por e-mail!