A Amazon, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, vai ampliar o seu portfólio de energia renovável e, para isso, pretende construir um parque solar no Brasil.
A companhia quer adicionar 2,7 gigawatts (GW) de capacidade de energia renovável com 71 novos projetos ao redor do mundo, segundo o anúncio feito nesta quarta-feira, 21.
De acordo com a varejista, os projetos incluem uma fazenda solar de 122 megawatts (MW) no Brasil, seu primeiro projeto de energia renovável na América do Sul, assim como projetos de energia solar inéditos na Índia e na Polônia.
O projeto no Brasil também vai contar com um investimento de US$ 380 mil (quase R$ 2 bilhões) em programas de preservação de biodiversidade.
A companhia estima que 850 postos de trabalho serão criados na construção do parque solar, com 30 permanentes no início das operações.
A varejista norte-americana informou que agora possui 379 projetos de energia renovável em 21 países, representando 18,5 GW em capacidade, adicionando que esse portfólio, quando totalmente operacional, poderia abastecer 4,6 milhões de residências por ano.
Anatel determina repasse do ICMS ao consumidor
A medida visa o cumprimento da Lei Complementar nº 194, de 23 de junho de 2022, que estabeleceu um teto para o ICMS que incide sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.
--------------------
A meta da Amazon é alcançar 100% do seu uso de energia anual por fontes renováveis até 2025.
No fim do último ano, a companhia estava em torno de 85%.