Na manhã desta quarta-feira (18), foi lançada a Câmara Portuguesa de Sergipe.
O presidente da Câmara, José Gabriel Beltrão, deu posse para a diretoria e conselho para o biênio 2023-2024.
Governo de Sergipe firmou protocolo de colaboração para incentivar os projetos de desenvolvimento econômico elaborados pela câmara
Representando a Federação, o coordenador do Instituto Fecomércio, Lucas Uriel Lima, foi empossado diretor de comércio e serviços.
Na ocasião, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, assinou o protocolo de cooperação entre câmara e governo do estado.
Esta parceria visa contribuir para a criação de novas oportunidades de negócios entre os países de língua portuguesa.
“A escolha pelo nosso estado surgiu a partir da demanda de empresários locais em busca do estreitamento das relações comerciais com Portugal.
A Câmara Portuguesa de Sergipe será capaz de criar conexões entre instituições portuguesas e o ecossistema empresarial sergipano.
Nem bem começamos e já estamos fazendo negócios com o empresariado português”, afirmou o governador Fábio.
Diretoria e Conselho eleito para conduzir o biênio 2023/2024
O presidente da Câmara Portuguesa em Sergipe, José Gabriel Beltrão, valorizou a participação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, como agente envolvido no propósito.
“Quero agradecer ao apoio que a Fecomércio tem nos dado nessa iniciativa, buscando a elevação das relações comerciais entre Sergipe e Portugal, que tendem a se fortalecer e crescer com o trabalho da Câmara Portuguesa”, disse Beltrão.
O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, elogiou a participação das principais autoridades políticas e empresariais do Estado.
“É a primeira que criação de câmara vejo com a participação do governador e esse estreitamento do Portugal moderno com os estados brasileiros é de extrema importância, porque cada um tem suas particularidades”, disse, destacando que a comunidade brasileira em Portugal é a maior: já são cerca de 700 mil brasileiros espalhados no país europeu.
Embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, ressaltou que o projeto deve gerar bons frutos para as relações comerciais entre as duas nações
O vice-presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Alex Garcez, valorizou a criação da Câmara Portuguesa em Sergipe, lembrando que o processo de estreitamento de relações com os lusitanos acontece na Fecomércio desde 2017.
“Esse trabalho foi iniciado pela Fecomércio em 2017, ainda com o trabalho do senador Laércio Oliveira, quando presidente, com a formação de uma comissão de 12 empresários que foi até Portugal iniciar as tratativas.
Em 2019, uma nova missão empresarial foi realizada e ampliou a atuação internacional da Fecomércio.
E hoje ficamos felizes porque temos um membro na diretoria da Câmara Portuguesa de Sergipe e abrimos as portas para a internacionalização dos nossos produtos e para a negociação de captação de recursos de Portugal e da comunidade europeia para Sergipe.
Isso gera oportunidades para a expansão do nosso setor produtivo para Portugal e abrindo um caminho para a União Europeia”, comentou Garcez.
Esta que é a 19° câmara portuguesa instalada no Brasil, tem o propósito de integrar os setores comerciais luso-brasileiros, ser um elo entre o empresariado das nações, e assim, viabilizar os processos de internacionalização do comércio, serviços, indústria e turismo do estado.