A busca por novos investimentos em Sergipe é uma prioridade do Governo estadual, e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) está prospectando negócios na área de tecnologia no Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. A visita inclui a participação na Cerimônia de Outorga da Comenda Sinhá Moreira, a convite do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e presidente do Sindvel, Roberto de Souza.
Potencial do Vale da Eletrônica
- Santa Rita do Sapucaí, que abriga o Vale da Eletrônica, tem cerca de 45 mil habitantes e mais de 200 empresas de tecnologia.
- Durante a visita, o diretor de novos negócios da Codise, Gibran Boaventura, destacou o desenvolvimento do local, mencionando empresas como a JLF Alarmes, atuante no mercado eletrônico desde 1994, nos segmentos de alarme, CFTV, detecção e alarme de incêndio, interfonia e automatizador.
Perspectivas e possibilidades para Sergipe
- A Codise discutiu a possibilidade de criar um Centro de Distribuição de eletrônicos em Sergipe, explorando a viabilidade dessa iniciativa com o Sindvel e empresários locais.
- Empresas, como a Think Technology, demonstraram interesse em visitar Sergipe no início de 2024, considerando a abertura de uma unidade no estado. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, ressaltou o crescimento do setor de tecnologia no Brasil e a importância de atrair esse segmento para Sergipe por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).
Impacto econômico e social
- O Vale da Eletrônica, atualmente, gera aproximadamente 14 mil empregos e tem um faturamento anual em torno de R$ 3,6 bilhões.
- A busca por novos negócios na área de tecnologia visa diversificar o parque industrial de Sergipe e contribuir para a geração de emprego e renda.
Com informações da Secom/SE