21/09/2022 09:54

Compartilhe:

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) define hoje (21), em Brasília, a taxa básica de juros, a Selic.

A tendência é de mais um aumento, mas em menor nível do que nos últimos encontros, quando foi elevada em 0,5 ponto. O anúncio será feito no fim da tarde.

Em comunicado após a última reunião em agosto, o órgão informou que elevaria a taxa em 0,25 ponto nesse encontro de setembro, diante dos riscos de que a inflação fique acima da meta em prazos mais longos.

A alta de juros dos bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa também pode forçar o BC a novo aumento.

Marcello Casal/Agência Brasil

O colegiado, no entanto, está dividido entre uma elevação para 14% ao ano ou a manutenção da taxa básica em 13,75%, como espera o mercado financeiro.

De acordo com o boletim Focus, a expectativa é que a Selic termine o ano nesse patamar.

Além da reunião que começou ontem, o Copom tem mais dois encontros em 2022, em outubro e dezembro.

 

LEIA TAMBÉM

Pesquisa Quaest para presidente: Lula tem 44%; e Bolsonaro, 34%

O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

----------------------

A queda da inflação nos últimos dois meses também reforçou a previsão das instituições financeiras pela manutenção da Selic.

Em julho, houve deflação de 0,68% e, em agosto, de 0,36%. Com esse último resultado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) acumula alta de 4,39% no ano e de 8,73% em 12 meses.

Nos acompanhe por e-mail!