03/04/2023 15:36

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Um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), projeta as vendas do comércio varejista direcionadas para produtos específicos do período da Páscoa neste ano.

Segundo a CNC, a movimentação comercial será de 2,49 bilhões de reais, com elevação de +2,8% diante do ano do ano passado, já descontada a inflação do período.

margouillatphotos/ThinkStock

A Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, com base no estudo da CNC, concluiu que o comércio sergipano deverá apresentar movimentação de 12,5 milhões de reais em vendas de produtos do período pascal, a exemplo de chocolates, produtos de pesca e alimentícios direcionados para a celebração da Páscoa entre as famílias.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, comenta expectativa de vendas da Páscoa. Imagem: James Santos

A Páscoa de 2023 deverá ser a melhor em vendas do comércio desde o ano de 2020, de acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade.

Com o auge da pandemia e empresas do comércio fechadas no período, apenas com o comércio essencial aberto, a movimentação das lojas foi baixa naquele ano, recuperando-se gradativamente nos anos subsequentes.

Como 2020 foi um ano perdido para o comércio como um todo, inclusive no período da Páscoa, as vendas nos anos de 2021 e 2022 elevaram em percentuais consideráveis, segundo nossos estudos anteriores. Para este ano, a previsão de aumento de cerca de 3% no varejo direcionado aos produtos da Páscoa, é um dado animador. Tendo em vista que há uma boa recuperação de vendas dos produtos para a Páscoa. O varejo alimentar deverá ter um bom movimento, e como temos a cultura do pescado em nossa alimentação, também haverá uma elevação significativa”, afirmou Marcos Andrade.

Marcio Rocha, economista, destaca a elevação das vendas de pescados no período. Imagem: James Santos

Para o economista Marcio Rocha, a elevação das vendas na Páscoa é fundamental para a garantia de um mês com saldo positivo nas vendas do comércio varejista sergipano.

A Páscoa não está entre as cinco datas mais importantes do comércio, devemos considerar isso.

Entretanto, o faturamento das empresas sergipanas, principalmente no comércio atacadista distribuidor e varejista alimentar, têm uma elevação importante nas vendas nesse período.

Além disso, devemos lembrar que o produto pescado tem alta procura no período da quaresma, elevando a tonelagem vendida nos mercados centrais, setoriais e supermercados.

O comércio de pescado, principalmente peixes de nossa região e camarões, tem sentido uma movimentação considerável nesta semana e vai aumentar até a próxima quinta-feira”, disse Rocha.

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