Uma comitiva de empresários chineses esteve em Aracaju nesta segunda-feira, 17, para avaliar oportunidades de investimentos na cidade.
O grupo foi recebido pela prefeita Emília Corrêa, pelo vice-prefeito Ricardo Marques, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermano Júnior, e outros secretários municipais.
Durante o encontro, os executivos apresentaram projetos do Governo Chinês, como a Rota da Seda, que busca facilitar o comércio entre a China e outros países, além de propor linhas de investimentos em infraestrutura, turismo, inovação tecnológica, inteligência artificial e educação.
A prefeita destacou as propostas da Nova Aracaju, que buscam tornar a cidade mais inovadora e tecnológica, sem perder o foco em uma gestão humana e acolhedora.
"Estou bastante feliz com esse momento, porque, em poucos dias de gestão, já conquistamos o interesse de empresários da China em investir em nosso município. Isso mostra a credibilidade do nosso trabalho e que estamos abertos ao diálogo. As propostas apresentadas aqui serão estudadas e posso garantir que terão frutos", afirmou Emília Corrêa.
A reunião foi intermediada pelo presidente do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social de Sergipe, Maurício Oliveira, que ressaltou a importância do encontro dentro do plano de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
"O grupo optou por conhecer primeiro Aracaju, antes mesmo do Rio de Janeiro, como estava programado. Isso mostra o potencial da nossa cidade", destacou Oliveira.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermano Júnior, ressaltou que o encontro marca o início de uma grande jornada entre Aracaju e investidores chineses.
"Aracaju tem muito a ganhar com essa troca de experiências e parcerias estratégicas", afirmou.
A prefeita e os secretários municipais apresentaram projetos prioritários para o desenvolvimento turístico e social da cidade, como:
O consultor sênior do grupo chinês, Li Yi, mencionou que existem fundos de investimento já liberados pelo governo chinês, que estão parados em Hong Kong, e podem ser utilizados em projetos como esses.
"Os fundos podem ser aplicados por meio de empréstimos ou financiamentos, viabilizando iniciativas de modernização e infraestrutura para Aracaju", explicou.
O presidente emérito da Câmara Brasil-China, Paul Liu, destacou que já esteve na cidade anteriormente, mas não viu interesse por parte das gestões passadas em desenvolver parcerias estratégicas.
"Hoje, a prefeita mostrou realmente o desejo de revitalizar e modernizar Aracaju. Esses são projetos práticos, que podem gerar investimentos com retorno rápido, beneficiando a cidade e proporcionando mais conforto à população", afirmou Liu.
Além da prefeita e do vice-prefeito, participaram do encontro:
Com informações da Prefeitura de Aracaju
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.