28/01/2022 09:38

Compartilhe:

O índice de desemprego no Brasil fechou o trimestre encerrado em novembro de 2021 em 11,6%, o que representa um recuo de 1,6 ponto porcentual em relação aos três meses anteriores.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (28) pelo IBGE. O resultado veio dentro das expectativas do mercado que, segundo pesquisa da Bloomberg, projetava uma taxa de 11,7%.

Trata-se da menor taxa de desemprego desde o trimestre encerrado em janeiro de 2020 (11,4%).

Comércio impulsionou aumento na ocupação.// Foto: Alex Rocha/PMPA

O número de desempregados diminuiu 10,6% nesse mesmo período (set/out/nov), chegando a 12,4 milhões. É uma redução de 1,5 milhão de pessoas.

Quando comparado ao mesmo período do ano anterior, houve queda de 14,5%, o que representa 2,1 milhões a menos em busca de trabalho. 

 

LEIA TAMBÉM

BC avisa que Sistema Valores a Receber (SVR) só volta em 14 de fevereiro; veja como será

No momento da consulta, quem tiver dinheiro a ser devolvido por alguma instituição financeira será informado sobre a data em que poderá pedir a transferência para sua conta.

-------------------

Na comparação com o trimestre encerrado em agosto, o número de pessoas ocupadas aumentou 3,5%.

São 3,2 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho.

Esse resultado acompanha a trajetória de recuperação da ocupação que podemos ver nos últimos trimestres da série histórica da pesquisa.

Esse crescimento também já pode estar refletindo a sazonalidade dos meses do fim de ano, período em que as atividades relacionadas principalmente a comércio e serviços tendem a aumentar as contratações”, explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

Com isso, o nível de ocupação, percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, foi estimado em 55,1%, um aumento de 1,7 ponto percentual frente ao trimestre anterior.

Com informações do IBGE

LEIA TAMBÉM

Suécia não recomenda vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos

O entendimento da Suécia é que os benefícios com uma eventual vacinação não superariam os riscos.

-------------------

Nos acompanhe por e-mail!