O iFood anunciou, na sexta-feira, que vai encerrar suas operações na Colômbia, mas que deve continuar funcionando até dia 21 de novembro, oferecendo suporte a entregadores e clientes.
Qual a justificativa? A gigante do delivery brasileiro disse que a saída é parte da estratégia do iFood, e da empresa alemã parceira Deliver Hero, de focar em seus mercados prioritários.
Outro fator relevante nessa história é que a Colômbia é a casa da Rappi, sua principal concorrente.
O lado bizness…
O fechamento vem depois da “virada” no mercado de startups, em que os investidores têm pressionado por operações mais saudáveis e lucrativas.
Há dois meses, o CEO do iFood Colômbia já havia dito que a empresa não iria mais "queimar" dinheiro no mercado colombiano, focando em se tornar lucrativa no país.
Em números: Estamos falando de um unicórnio avaliado em US$ 5,4 bilhões, líder do delivery no Brasil, mas que ainda não tracionou no restante da América Latina. Em 2020, a empresa também encerrou a operação da sua subsidiária mexicana.
Conclusão: Sair de um mercado onde não é líder também foi uma estratégia adotada pela Uber ao deixar a Uber Eats no Brasil de lado. Não é todo dia que se ganha…