O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou nesta segunda-feira (16) a assinatura de um financiamento de 105 milhões de dólares (cerca de R$ 500 milhões) pelo Novo Banco do Desenvolvimento (NBD).
O investimento faz parte do programa "Aracaju Cidade do Futuro", que promete ser o maior pacote de investimentos na história da capital sergipana.
Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA
Principais obras e investimentos
Entre as obras que já estão aptas para serem licitadas estão:
Um sonho antigo se torna realidade
Edvaldo ressaltou que o projeto era um sonho antigo, desde o início de seu projeto de reconstrução da capital em 2017.
Reconhecimento internacional e apoio político
O contrato de financiamento foi assinado em Marrakech, no Marrocos, com a presença da ex-presidente do Brasil e atual presidente do NBD, Dilma Rousseff.
Vários políticos, incluindo senadores e vereadores, manifestaram apoio ao projeto, enfatizando a união política em torno desse objetivo e a importância desses investimentos para o desenvolvimento sustentável de Aracaju.
Próximas etapas e fiscalização
Ao todo, serão realizadas 24 obras na capital com o programa "Aracaju Cidade do Futuro", as quais incluem:
Além dos projetos cujas licitações foram autorizadas nesta segunda, também integram o pacote de investimentos:
O Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE) foi convidado a fiscalizar anualmente as auditorias financeiras do programa, garantindo transparência e correto uso dos recursos.
Acompanharam a solenidade o vice-governador Zezinho Sobral; o chefe de Assuntos Parlamentares e Federativos da Secretaria Geral da Presidência, Valadares Filho, representando o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Marcio Macedo; o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição; a conselheira do TCE-SE, Susana Azevedo; o promotor de Justiça Eduardo Matos, representando o procurador-geral de Justiça de Sergipe, Manoel Cabral Machado Neto; os deputados estaduais Garibalde Mendonça, Manoel Marcos, Pato Maravilha e Adailton Martins; os vereadores Fabiano Oliveira, Antônio Bittencourt, Milton Dantas, Sargento Byron, Elber Batalha, Pastor Eduardo Lima, Binho, Paquito, Soneca, Zezinho do Bugio, Breno Garibalde, Cícero do Santa Maria, Pastor Diego e Vinicius Porto; além de secretários estaduais e municipais.