O Procon Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), divulgou a nova pesquisa comparativa de preços dos itens da cesta básica.
O objetivo é monitorar o mercado e fornecer uma referência de preços para os consumidores aracajuanos, promovendo maior transparência e permitindo escolhas de compra mais informadas.
A pesquisa abrange 50 produtos, divididos em quatro categorias:
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2024, com dados coletados em sete estabelecimentos comerciais de Aracaju, nos bairros Jardins, São José, José Conrado de Araújo, Inácio Barbosa, Ponto Novo, Luzia e Novo Paraíso.
A pesquisa destacou as seguintes variações de preços nos principais produtos:
A pesquisa também identificou reduções significativas de preços em alguns itens, quando comparados aos dados da pesquisa realizada em outubro de 2024:
Alice Figueiredo, coordenadora de Atendimento do Procon Aracaju, ressaltou a importância desta pesquisa como um monitoramento contínuo dos preços, incentivando o consumo mais consciente e o planejamento das compras pelas famílias aracajuanas.
Para denúncias ou dúvidas, o Procon Aracaju está disponível através do SAC 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível realizar o agendamento de atendimento presencial ou registrar reclamações por meio da plataforma AjuInteligente ou no site do Procon.
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.