O secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, participou nessa terça-feira, 6, da reunião da Câmara Empresarial de Serviços Imobiliários da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe), encontro que reúne entidades representativas para discutir temas do setor de imóveis, com o intuito de estimular a competitividade e promover o melhoramento do ambiente empreendedor deste seguimento.
Fotos: Ascom/Semfaz
O Projeto de Infraestrutura de Dados de Aracaju (IDE-Aracaju), que vem sendo desenvolvido pela secretaria, e as inovações no processo do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) foram os temas levados pelo gestor municipal.
“Atualmente, a Semfaz tem um conjunto de ações que têm muito a ver com o mercado interno; iniciativas que vão produzir resíduos interessantes do ponto de vista econômico.
E foi um pouco destas novidades que apresentamos hoje”, ressaltou.
Sobre o Projeto IDE-Aracaju, Jeferson Passos fez uma explanação sobre as etapas já concluídas neste processo, o que vem sendo executado neste momento e quais os produtos que serão fruto deste trabalho.
“Estamos dando uma nova modelagem para o cadastro territorial multifinalitário de Aracaju, o que vai gerar uma melhoria na confiabilidade dos dados sobre a cidade, aprimoramento do cadastro territorial e do sistema tributário, além de sustentabilidade das ações e investimentos”, resumiu.
Já sobre ITBI, o gestor destacou alguns pontos que ainda precisam ser melhorados no processo de execução do tributo, e apresentou as propostas de inovações que estão sendo desenvolvidas pela equipe.
“Temos alguns projetos em andamento, tais como o preenchimento online das guias e a melhoria da consulta desses documentos feita pelo contribuinte;
a avaliação automática;
a utilização do mapeamento aerofotogramétrico;
um convênio com instituições, entre outros”, elencou Jeferson Passos.
A Câmara Empresarial de Serviços Imobiliários da Fecomércio é coordenada pelo corretor e avaliador de imóveis, presidente do Creci Sergipe, André Cardoso; e tem em sua composição representantes da Associação dos Notários e Registradores de Sergipe (Anoreg); Caixa Econômica Federal, Sindicato de Habitação de Sergipe (Secovi/SE), Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp); e da Câmara de Mediação e Arbitragem vinculada à Fecomércio/SE (Media),