O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, e o prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, assinaram o documento de doação de um imóvel para construção da nova unidade do Senac-SE no município.
Mão de obra da região será profissionalizada com o nova unidade do Senac-SE
A escola tem o propósito de profissionalizar o exercício do artesanato com cerâmica na cidade, atividade que tornou Santana conhecida como a “Capital do Artesanato de Barro”.
Esta nova unidade do Senac-SE busca capacitar a mão de obra, não somente do município, mas de toda a região do baixo São Francisco.
De acordo com o presidente Marcos Andrade, a produção do artesanato será aprimorada com a instalação de um forno para vitrificação de cerâmica e profissionalizada com o aperfeiçoamento dos desenhos e pinturas através de parcerias com universidades.
E a produção deste artesanato será comercializada por meio de uma plataforma de vendas para o comércio exterior feita com o suporte da Amazon.
Prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz
O prefeito da cidade de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, destacou que essa iniciativa pode colaborar ativamente para a melhora nos índices de desenvolvimento que a cidade apresenta.
“A nossa região do baixo São Francisco é a região mais esquecida. É a região com o menor índice de IDH, o menor índice do Ideb.
E, eu acho que essa escola vai fazer a gente crescer muito nesses dois índices, tanto no Ideb quanto no IDH.
Mas fazendo essa unidade, vocês não estão ajudando somente o povo santanense, estão ajudando todo o povo do baixo São Francisco, e quiçá, o povo de Alagoas através de Penedo”, afirmou o prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz.
O diretor regional do Senac, Marcos Sales, ressaltou o papel da educação profissional como ferramenta de transformação da vida de uma família.
“Santana é uma cidade carente, que carece de muitas coisas e que também carece de educação. Principalmente de educação profissional.
A educação profissional gera renda de forma mais rápida do que a educação formal.
Mas o Senac faz mais do que isso, o Senac transforma vidas. E quando a gente oferta o PSG (Programa Senac de Gratuidade), tiramos uma família da situação de baixo da linha da miséria.
E é com esse alcance que desejamos ajudar a comunidade do município de Santana”.
Também participaram da assinatura o diretor regional do Senac, Marcos Sales, a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, e a primeira dama da cidade, Renata Roriz.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 12 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.