Foto: Igor Matias
Sergipe obteve o segundo maior crescimento no varejo nacional no mês de dezembro de 2024, segundo o Índice do Varejo Stone Restrito (IVS).
O estado registrou um aumento de 3,5% na variação anual, em comparação com o mesmo período de 2023, ficando atrás apenas de Roraima (3,9%).
Além do crescimento registrado em dezembro, Sergipe também apresentou resultados expressivos ao longo do ano:
Os dados foram analisados pelo Observatório do Trabalho, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), que destacou a evolução contínua do setor nos últimos anos.
O IVS mapeia o desempenho de pequenos, médios e grandes varejistas, excluindo segmentos que podem apresentar maior volatilidade, como material de construção, veículos e peças, e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo.
Entre os setores analisados estão:
A gerente de Estatísticas da Seteem, Gislaine Gois, destacou a importância desse crescimento para a economia local:
“Este é mais um levantamento que comprova os bons resultados alcançados pelo estado de Sergipe nos últimos anos, desta vez, no segmento do varejo. Esses números refletem um ambiente econômico favorável e o fortalecimento das vendas no estado”, afirmou.
O IVS é um indicador mensal que acompanha a movimentação do varejo em todo o Brasil, auxiliando no planejamento empresarial e nas decisões de investimento.
O índice é produzido pela Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros, em parceria com o Instituto Propague.
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.