24/08/2022 15:38

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Dados do Google Mobility, plataforma de monitoramento de trânsito de pessoas do Google, Sergipe apresenta aumento da frequência de público no varejo, no comparativo da última pesquisa, período de 3 de janeiro a 6 de fevereiro de 2020 (cenário do início da pandemia).

O período inicial do estudo é coincidente com as últimas semanas antes do avanço da pandemia no estado.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, comenta com a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, os resultados analisados do Google Mobility, sobre a frequência de público no comércio varejista sergipano. Imagem: Marcio Rocha

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Os dados estudados pela Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, da semana encerrada em 20 de agosto, mostram que no comparativo geral, houve um aumento de 48% da frequência das pessoas em estabelecimentos de comércio de alimentos; como mercados, feiras e armazéns; e nas farmácias e drogarias.

Com isso, a assessoria de economia do sistema conclui que a frequência do público é maior na atualidade que antes do cenário de aplicação das normas de isolamento social provocadas pela pandemia da COVID-19.


O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, comentou o resultado geral e destacou que as pessoas estão buscando mais a oportunidade de fazer compras nos estabelecimentos apresentados na pesquisa.

Antes da pandemia chegar de fato a Sergipe, tínhamos um determinado número de pessoas frequentando os estabelecimentos comerciais de alimentos, a exemplo de supermercados, mercearias, bem como o de farmácias.

A pandemia retraiu o público, devido às restrições provocadas pelo isolamento social.

Entretanto, esse tipo de comércio ganhou muita força novamente, visto os resultados que temos atualmente, de acordo com a plataforma estudada”, afirmou Andrade.

 

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De acordo com o Google Mobility, a cidade que apresentou maior evolução na frequência de público nesses tipos de estabelecimentos de comércio varejista foram Nossa Senhora do Socorro, com aumento de 109% na frequência do público, seguida de Barra dos Coqueiros, com 88%, Lagarto, com aumento de 60%, Estância, com 37% e Aracaju, com elevação de 30% da frequência de visitas das pessoas nas empresas de comércio varejista alimentar e farmacêutico.  


O cientista econômico do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcio Rocha, destaca a elevação da frequência do público no varejo geral, que foi de 6%, que é um número também importante a ser considerado.

As cinco cidades que mais se apresentaram elevação na frequência do comércio de varejo alimentar e farmacêutico estão entre as que mais possuem movimentação econômica no estado, devido à sua população e investimento de recursos das famílias no varejo.

E no varejo geral, o crescimento de 6% da frequência das pessoas nas lojas é um dado importante também, visto que quanto mais pessoas vão às lojas, mais elas consomem e o comércio, juntamente com o setor de serviços, tem sido um dos grandes responsáveis pela recuperação de empregos para os sergipanos.

E isso se deve ao aumento de vendas desses estabelecimentos, que ultrapassam o período de pré-pandemia”, comentou Rocha.

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