Sergipe mostrou um desempenho notável no setor varejista em dezembro de 2023, de acordo com a Pesquisa de Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Observatório de Sergipe.
O estado alcançou o quinto melhor índice de desempenho em volume de vendas no comércio varejista, destacando-se nacionalmente.
Em dezembro de 2023, o varejo sergipano experimentou um crescimento de 1,8% em relação a novembro, ajustado sazonalmente, e um aumento de 0,3% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
No acumulado do ano, Sergipe viu um avanço significativo de 1,9%, refletindo uma tendência de recuperação e crescimento sustentado no setor.
A receita nominal do varejo em Sergipe seguiu a tendência positiva, com um crescimento de 1,9% em relação a novembro e um acréscimo anual de 2,5%.
O acumulado no ano apresentou um aumento impressionante de 3,3%, evidenciando a força do varejo no estado.
No segmento do varejo ampliado, que engloba veículos e material de construção, Sergipe também registrou crescimento.
Em dezembro, o volume de vendas aumentou 1,5% em relação a novembro, com um notável crescimento anual de 7,7% e um acumulado anual de 2,1%.
A receita do varejo ampliado fechou o mês com um aumento de 1,5% em relação a novembro e uma alta anual de 8,4%, consolidando a expansão do setor.
Na comparação com novembro, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio caiu 1,3%, com resultados negativos em 13 das 27 unidades da federação.
As maiores variações negativas foram no Espírito Santo (-14,3%), Rio Grande do Sul (-2,9%) e Paraná (-1,8%).
Já as maiores positivas foram registradas em Alagoas (3,5%), Amapá (3,1%) e Goiás (3,0%).
Sergipe ficou com a quinta maior variação positiva no volume de vendas.
No acumulado do ano, a taxa média nacional de vendas do comércio subiu 1,7%, com resultados positivos em 18 das 27 unidades da federação. Tocantins (11,6%), Maranhão (10,0%) e Ceará (8,3%) registraram as maiores variações positivas.
As maiores negativas foram observadas em Paraíba (-9,3%), Rio Grande do Norte (-1,0%) e Piauí (-0,7%). Sergipe ficou com a 13ª maior variação positiva (1,9%).
Com informações da Secom/SE