Brasil tem melhor primeiro semestre na entrada de turistas estrangeiros e caminha para bater meta dois anos antes do previsto / Roberto Castro/ Arquivo MTur
O turismo internacional no Brasil alcançou um marco inédito no primeiro semestre de 2025.
Entre janeiro e junho, o país recebeu 5.332.111 turistas estrangeiros, o que representa um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Esse é o melhor resultado da série histórica para o período e corresponde a 77,3% da meta anual prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que projeta a entrada de 6,9 milhões de visitantes internacionais em 2025.
Caso o ritmo seja mantido, o Brasil poderá superar ainda este ano a meta de 8,1 milhões de turistas, inicialmente estabelecida para 2027.
De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o avanço é resultado do trabalho conjunto entre o governo federal e o setor turístico. O ministro destacou:
“Estamos vivendo o melhor momento do turismo brasileiro. Esses recordes são fruto de investimentos em infraestrutura, ampliação da malha aérea, capacitação de profissionais e ações estratégicas de promoção internacional. O Brasil tem atrativos únicos: natureza exuberante, cultura diversa e uma gastronomia rica. E, com a presença cada vez maior do país no cenário global, mais estrangeiros continuarão escolhendo o Brasil como destino”.
Os números refletem também a atuação do Plano Brasis — o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo. O objetivo da iniciativa é:
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou o papel estratégico do setor:
“O turismo no Brasil deixou de ser potencial e virou realidade. Estamos chegando nos patamares de chegada de turistas estrangeiros que o nosso país merece, num nível de crescimento que é o maior do mundo hoje. Isso tem gerado novos investimentos, milhares de empregos e renda em todo o país. O turismo tem se tornado essa indústria limpa, que desenvolve nosso país com sustentabilidade, dando oportunidades em todas as regiões do país, nas grandes, médias e pequenas cidades”.
Com informações do Ministério do Turismo
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.