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07/07/2025 08:26

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Roberto Castro/ Arquivo MTur

Brasil tem melhor primeiro semestre na entrada de turistas estrangeiros e caminha para bater meta dois anos antes do previsto / Roberto Castro/ Arquivo MTur


O turismo internacional no Brasil alcançou um marco inédito no primeiro semestre de 2025.

Entre janeiro e junho, o país recebeu 5.332.111 turistas estrangeiros, o que representa um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse é o melhor resultado da série histórica para o período e corresponde a 77,3% da meta anual prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que projeta a entrada de 6,9 milhões de visitantes internacionais em 2025.

Caso o ritmo seja mantido, o Brasil poderá superar ainda este ano a meta de 8,1 milhões de turistas, inicialmente estabelecida para 2027.

Dados de junho e principais mercados emissores

  • Somente no mês de junho, o país recebeu 444.882 turistas estrangeiros, um crescimento de 33,8% (112.408 chegadas a mais) em comparação a junho de 2024.
  • Os três principais países emissores foram:
    • Argentina: 2.323.891 visitantes
    • Chile: 442.993 visitantes
    • Estados Unidos: 410.189 visitantes

Fatores do crescimento

De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o avanço é resultado do trabalho conjunto entre o governo federal e o setor turístico. O ministro destacou:

“Estamos vivendo o melhor momento do turismo brasileiro. Esses recordes são fruto de investimentos em infraestrutura, ampliação da malha aérea, capacitação de profissionais e ações estratégicas de promoção internacional. O Brasil tem atrativos únicos: natureza exuberante, cultura diversa e uma gastronomia rica. E, com a presença cada vez maior do país no cenário global, mais estrangeiros continuarão escolhendo o Brasil como destino”.

Plano Brasis e reposicionamento do Brasil no exterior

Os números refletem também a atuação do Plano Brasis — o Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo. O objetivo da iniciativa é:

  • Consolidar destinos brasileiros em mercados-chave como Argentina, Chile e Estados Unidos;
  • Reposicionar a imagem do Brasil no exterior, destacando a diversidade cultural, natural e regional;
  • Promover um turismo plural e sustentável, com metas até 2028.

Impacto econômico e social

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforçou o papel estratégico do setor:

“O turismo no Brasil deixou de ser potencial e virou realidade. Estamos chegando nos patamares de chegada de turistas estrangeiros que o nosso país merece, num nível de crescimento que é o maior do mundo hoje. Isso tem gerado novos investimentos, milhares de empregos e renda em todo o país. O turismo tem se tornado essa indústria limpa, que desenvolve nosso país com sustentabilidade, dando oportunidades em todas as regiões do país, nas grandes, médias e pequenas cidades”.

 

Com informações do Ministério do Turismo

Da redação

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