O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac realizou, na sexta-feira (10), a última visita técnica da segunda etapa do projeto Vai Turismo.
O destino final foi Tobias Barreto.
Lá conheceram o amplo comércio de vestuário e confecções que será desenvolvido através do incentivo ao turismo de compras.
O Turismo de Compras será o foco do projeto Vai Turismo na cidade de Tobias Barreto
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, ao lado da diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, e do diretor regional do Senac, Marcos Sales, foram recebidos pelo prefeito da cidade, Dilson de Agripino.
O grupo técnico foi composto pelo superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, a executiva de vendas da federação, Leide Oliveira, o coordenador das câmaras empresariais, Lucas Uriel Lima, equipe técnica do Senac, Secretaria de Turismo do Estado e secretarias de turismo dos municípios selecionados para o projeto.
O primeiro destino da equipe técnica do Vai Turismo foi à Casa de Tobias, lar onde o poeta passou grande parte de sua vida.
O local funciona como um museu memorial onde encontramos a linha do tempo da trajetória política, filosófica e artística de Tobias Barreto.
O grupo também passou pelo tradicional mercado de bordados da cidade e pela fábrica de bordados Paraíso.
No mercado, é possível encontrar diversas peças de roupas produzidas através de renda richelieu e variados tecidos para cama, mesa e banho.
Tecidos feitos de renda Richelieu sendo vendidos no mercado de bordados
Para preservar a história e a tradição do bordado Richelieu, o município também conta com um Centro de Artesanato voltado ao Cardeal Richelieu, político francês que teve seu nome marcado nesta forma de artesanato.
Para oferecer qualificação e capacitação profissional aos trabalhadores da região, o município conta com o Complexo Empresarial Integrado de Tobias Barreto “Governador Marcelo Déda” – Centro Vocacional Tecnológico.
Os turistas que visitam a região da zona-rural de Tobias Barreto também podem visitar o povoado Jacaré e conhecer a Sala da Mensagem de Silo.
O local é um templo de meditação e reflexão que busca levar a paz e a não-violência a todos os povos sem nenhuma distinção.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, disse que o projeto agora vai entrar em uma nova etapa.
Os técnicos irão analisar os pontos positivos e negativos das visitas e desenvolver um plano de ação para o turismo de cada cidade.
“A partir daqui nós vamos solicitar aos municípios e as suas secretarias de turismo relatórios para identificar as falhas, as fraquezas, verificar o que temos e o que ainda precisa ser feito, para que a gente elabore um projeto em que cada município possa explorar o seu potencial turístico.
Verificando esses resultados, o Senac também vai estar presente para qualificar e capacitar a mão de obra em todos os municípios”, afirmou o presidente Marcos Andrade.
Com segunda etapa concluída, equipe técnica vai planejar ações para qualificar o turismo nos quatro municípios