A Uber e a Waymo, empresa de carros autônomos do Google, vão iniciar viagens e entregas com carros sem motoristas nos Estados Unidos
Uber e Wayno fazem parceria para trazer a tecnologia de condução autônoma
Crédito:Waymo/ Divulgação
A Uber e a Waymo, empresa de carros autônomos da Alphabet, dona do Google, anunciaram que vão iniciar viagens e entregas com carros sem motoristas nos Estados Unidos.
As companhias confirmaram o início da operação para este ano, começando pelo estado do Arizona.
Os veículos autônomos da Cruise, startup da General Motors, já receberam autorização para rodar em São Francisco, na Califórnia.
Dessa forma, a Uber abrirá em breve aos usuários a opção de viajar com os carros sem motorista humano da Waymo.
Os modelos também ficarão disponíveis para serviços de entrega em determinada área de Phoenix.
Em comunicado, a Wayno diz que a opção valerá para viagens de carro e serviços de entrega do Uber Eats.
O co-presidente da empresa, Tekedra Mawakana, afirmou que a parceria tecnológica vai acelerar o crescimento da direção autônoma.
Assim, a Uber, que é líder nas viagens de carros operadas por humanos, oferece à Waymo "a oportunidade de alcançar ainda mais pessoas", afirma Mawakana.
Tudo a partir de um emparelhamento de tecnologias disponíveis na frota de veículos elétricos da Waymo. Em conjunto com a rede de clientes do aplicativo de corridas e entregas.
De acordo com o presidente da Uber, Dara Khosrowshahi, a direção autônoma vai se tornar parte da vida diária das pessoas.
"A direção totalmente autônoma avança rapidamente e estamos entusiasmados em trazer a incrível tecnologia da Waymo para a plataforma Uber", declarou.
Por fim, o que pode ser interessante também levanta questionamentos.
Afinal, qual será o futuro dos motoristas humanos com a parceria entre Uber com a Waymo?
Reprodução/Motional
A Uber assinou recentemente um acordo de parceria de dez anos com a startup Motional, também especializada em sistemas de condução autônoma.
Ou seja, a empresa planeja ter carros sem motoristas num futuro não tão distante não apenas nos EUA. Mas em alguns centros urbanos pelo mundo.
O anúncio vem logo após a Uber confirmar que só terá carros elétricos na frota até 2040.
A gigante de mobilidade vai oferecer sua extensa tabela de clientes. E a Motional entrará com a tecnologia. Da mesma forma que o acordo com a Waymo.
O primeiro veículo será o Hyundai Ioniq 5, mas com o sistema autônomo da startup.
Dessa forma, o acordo visa fornecer serviços de taxi. Bem como delivery de alimentos em "mercados selecionados".
A união entre as empresas se tornou oficial após o sucesso do programa piloto de entregas com modelos autônomos. Este foi feito em Los Angeles por meio do Uber Eats.
O teste aconteceu no começo de 2022 e atendeu diversos clientes da região com entregas de alimentos e outros itens.