Economia & Negócios

Edição: Hugo Julião
07:16
24/04/2022

União Europeia estabelece novas regras para gigantes como Google, Meta, Microsoft e Apple

Google, Meta e outras grandes plataformas online terão de fazer mais para combater conteúdo ilegal.

SE não o fizerem enfrentarão a possibilidade de multas salgadas sob novas regras de internet acordadas, nesse sábado (23), entre países da União Europeia (UE).

O acordo veio após mais de 16 horas de negociações.

O Ato para Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês) é o segundo passo da estratégia da chefe antitruste da UE, Margrethe Vestager, de controlar Google, Meta e outras gigantes da tecnologia dos EUA.

Reuters

No mês passado, Margrethe Vestagerela ganhou o apoio do bloco de 27 países e de parlamentares para regras históricas chamadas de Ato para Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês).

Essas regras podem forçar a Google, Amazon, Apple, Meta e Microsoft a mudarem suas principais práticas de negócios na Europa.

"Temos um acordo sobre o DSA, que garantirá que o que é ilegal offline também seja visto e tratado como ilegal online, não como um slogan, mas como realidade", disse Vestager em uma postagem no Twitter.

Sob o DSA, as empresas enfrentam multas de até 6% de seu faturamento global por violar as regras, enquanto violações repetidas podem impedi-las de fazer negócios na UE.


Em um comunicado, o Google disse:

"À medida que a lei for finalizada e implementada, os detalhes serão importantes. Estamos ansiosos para trabalhar com as autoridades para acertar os detalhes técnicos restantes e garantir que a lei funcione para todos."


LEIA TAMBÉM

Economia de Xangai desacelera com covid-19 na indústria e no varejo

Os dados foram afetados por raros declínios na produção industrial e nas vendas no varejo, ambas atingidas pelo surto de covid mais grave do país.

-----------------------

As novas regras proíbem a publicidade direcionada a crianças ou baseada em dados sensíveis, como religião, gênero, raça e opiniões políticas.

Táticas que induzem as pessoas a fornecer dados pessoais para empresas online também serão proibidos.

Plataformas online muito grandes e mecanismos de pesquisa online serão obrigados a tomar medidas específicas durante uma crise.

Essa medida foi desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia e a desinformação relacionada a ela.

As empresas podem ser forçadas a entregar dados relacionados a seus algoritmos a reguladores e pesquisadores.

As plataformas também deverão pagar uma taxa anual de até 0,05% da receita anual mundial para cobrir os custos de monitoramento de compliance.

O DSA será aplicado em 2024.

Compartilhe