Empreendedores de Sergipe contam com uma nova oportunidade para expandir seus negócios até o dia 31 deste mês: a Vila da Páscoa Iluminada.
Situado na área dos lagos da Orla da Atalaia, em Aracaju, este evento inovador, uma iniciativa do Governo de Sergipe, visa não apenas comemorar a Páscoa na capital, mas também impulsionar a economia local.
Foto: Erick O'Hara
Na Vila da Páscoa Iluminada, há espaço destinado para a economia solidária, permitindo que comerciantes dos ramos de alimentação e artesanato, além de vendedores ambulantes previamente cadastrados, ofereçam seus produtos.
Uma das participantes é Vera Souza, 27 anos, vendedora de churros, que optou por se registrar e vender no evento visando um aumento em seus ganhos.
Ela contou que normalmente atua no espaço do Mundo da Criança, também na Orla da Atalaia, e, segundo a ambulante, o local não tem sido muito frequentado.
Por isso, ela aproveitou a realização do Governo do Estado para aumentar suas vendas, e as expectativas foram superadas.
“Está sendo ótimo. É uma iniciativa muito boa, estava faltando isso aqui na orla, pois o movimento tem sido fraco, mas aqui está maravilhoso”, comemora.
Contando com Vera, a Vila da Páscoa Iluminada contabiliza:
Além disso, a Vila conta com a praça de alimentação e feira de artesanato.
Quem também não perdeu a oportunidade foi a confeiteira Kimberly Gabrielly, 20.
Ela contou que, após o sucesso durante o período natalino, viu no evento pascal a chance perfeita para fortalecer ainda mais o seu empreendimento.
“Eu participei do Natal Iluminado na Praça Fausto Cardoso e gostei da experiência, e como meu ramo é mais voltado à parte de doces e chocolates, a Páscoa foi uma grande oportunidade. As vendas estão muito boas mesmo”, declara.
Além disso, para a empreendedora, a participação na Vila da Páscoa Iluminada se revelou uma ferramenta não só para aumentar sua renda financeira, mas também de divulgar seu trabalho e expandir sua clientela.
“No meu caso, eu trabalho só com delivery, não tenho loja física, então isso faz com que o pessoal conheça mais o meu trabalho”, acrescenta.
Já no caso do confeiteiro Nemilton Júnior, 38, a Vila da Páscoa é sua primeira participação nos eventos promovidos pela gestão estadual. Ele e a esposa já trabalham com a confeitaria há aproximadamente seis anos.
“Eu acho essa iniciativa bem interessante, porque dá espaço e oportunidade para todo mundo mostrar o seu trabalho. Isso é muito bom até para quem está meio parado também, para poder investir e ter mais energia. As vendas estão indo bem, tem bastante gente chegando, tem muito turista”, considera.
Veterana nos espaços destinados ao artesanato nos eventos promovidos pelo Governo do Estado, a artesã Valdice Farias, 50, é integrante da Associação Princesinha Artesanal, do município de Propriá, na região do baixo São Francisco sergipano.
Ela e outros membros do grupo estão comercializando seus produtos na Vila da Páscoa - no caso dela, itens de pintura em tecido -, e consideram esse tipo de realização fundamental para a valorização do artesão no estado.
“É a terceira edição que a gente participa na gestão deste governo. É um período que a gente tem para vender nosso artesanato, para mostrar que nossa cidade também tem um artesanato, além de aumentarmos nossa renda com esses eventos que o governo está nos oferecendo, e o da Páscoa não está sendo diferente. As vendas estão ótimas! Nós viemos de uma pandemia de mais de dois anos, e o turismo e o artesanato estavam bem decadentes, mas essas iniciativas do governo com essas feiras para nós, artesãos, estão sendo uma dádiva”, justifica.
Confira aqui a programação completa da Vila da Páscoa Iluminada.
A Vila da Páscoa é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e Federação do Comércio do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), com apoio da Energisa, Brisanet e Projeto Tamar.
Com informações da Secom/SE