A Vivo inaugura esta semana, em parceria com o Grupo Gera, duas usinas solares no modelo de geração distribuída, nos municípios de Itabaiana e Lagarto (SE).
Juntas, elas irão produzir 860 MWh/ano e abastecer 280 unidades consumidoras da empresa na região.
A iniciativa faz parte do projeto da Vivo para implantar 85 usinas de fontes solar, hídrica e de biogás, em todo o Brasil, sendo que delas 33 já estão em operação.
Para o Nordeste, estão previstas 13 usinas, sete delas já em funcionamento, considerando os novos lançamentos.
A usina de Itabaiana está instalada no KM 216 da Rodovia SE, junto ao povoado de Boeiro e a de Lagarto, na Rodovia BR 235, em Sítio Vermelho.
Considerando as etapas de construção e de operação, produzem, juntas, 141 empregos.
No modelo de geração distribuída, a energia produzida nas usinas é injetada na rede da concessionária local, neste caso, a Energisa SE, e se transforma em créditos para o uso da empresa consumidora.
650 mil pessoas morreram por complicações devido à Aids em 2021
Essa realidade ocorreu apesar de haver tratamento eficaz para o HIV e ferramentas para prevenir, detectar e tratar infecções oportunistas.
-------------------
Além de contribuir com o meio ambiente por ser renovável e de baixo impacto, a geração distribuída contribui para aliviar o sistema de distribuição e reduz custos, ineficiências e perdas na transmissão.
Benefícios para as pessoas, para as empresas e para o planeta, pois a energia renovável também contribui para a redução das emissões de CO2 e ajuda a conter o aquecimento global, que gera mudanças climáticas e desequilíbrio ambiental.