Depois de mais alguns testes, o WhatsApp começou a liberar recentemente um recurso que faz a tela do aplicativo para celular exibir empresas, lojas e comércio com base na localização em que a pessoa está.
É uma novidade parecida com a que já funciona no Google Maps.
WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)
Trata-se da função "Empresas perto de você".
Nela é possível buscar por nomes de estabelecimentos ou até mesmo pelo tipo de produto ou serviço oferecido.
Por enquanto, a disponibilidade está sendo inaugurada na cidade de São Paulo — ainda não é possível saber quando o WhatsApp irá liberar para mais regiões.
Melinda Gates revela: amizade de Bill Gates com criminoso sexual foi um dos motivos para divórcio
Em entrevista ao 'CBS Mornings', a filantropa revelou que ficou chocada ao saber da amizade do então marido com o criminoso - que cometeu suicídio em sua cela em 2019 -, descrito por ela como "o mal encarnado".
--------------------
Como usar a novidade
Busca por categoria de estabelecimento
- Na tela principal do WhatsApp, vá no ícone de lupa, no canto superior direito da tela;
- Em seguida, você visualizará a opção "Empresas perto de você", então selecione a categoria do comércio que você deseja, como "Mercearia", por exemplo;
- Na seleção de empresas exibida no aplicativo, escolha o local desejado que terá informações, como distância, rua e telefone.
Busca por nome da empresa
- Em "Empresas perto de você", digite no buscador, na parte superior da tela, onde aparece "Encontrar empresas", o nome da loja desejada;
- Depois de pesquisar o nome da empresa, você visualizará as informações do local como distância, rua e telefone.
Para empresas que querem ser exibidas
Se você tem uma empresa e quer cadastrá-la na lista de opções disponibilizada gratuitamente pelo WhatsApp, será necessário ter o estabelecimento na cidade de São Paulo e tê-lo registrado no WhatsApp Business, a versão do app voltada para empresas.
O número do local deverá iniciar com +55 11.
Após baixar o app do WhatsApp Business, é preciso seguir os procedimentos de cadastro, que irão exigir informações básicas do negócio, como CNPJ, geolocalização, horário de funcionamento, nome da empresa, descrição do serviço, entre outros.