A 66ª Peregrinação de Divina Pastora, maior romaria do estado de Sergipe, acontece neste final de semana, nos dias 19 e 20 de outubro.
Considerada Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe desde 2014, a peregrinação atrai anualmente milhares de fiéis católicos ao município de Divina Pastora, localizado no leste sergipano.
O evento religioso é uma realização do Santuário da Divina Pastora, em parceria com a Arquidiocese de Aracaju e as Dioceses de Estância e Propriá, e conta com o apoio cultural da prefeitura local e do Governo do Estado.
As celebrações religiosas começam na noite do sábado, 19, e continuam na manhã do domingo, 20, quando a imagem de Nossa Senhora Divina Pastora é carregada pelos fiéis em uma procissão que sai do município de Riachuelo em direção ao Santuário de Divina Pastora.
Para garantir a segurança durante o trajeto dos fiéis entre as duas cidades, o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) montou um esquema especial, com viaturas e policiais para o isolamento da rodovia SE-245.
A operação começa às 8h do sábado e segue até a meia-noite de segunda-feira, 21, com reforço policial e dois pontos de bloqueio total organizados pela Companhia Municipal de Trânsito (CMT).
Para os fiéis que participarão da caminhada, é importante tomar alguns cuidados:
Devido à grandiosidade da romaria, Nossa Senhora Divina Pastora foi elevada à categoria de padroeira de Sergipe no ano de 2017, após entendimento da Igreja Católica sobre a representatividade da santa para o povo sergipano.
Durante todo o evento, também ocorre a feira vocacional, e além disso os fiéis também podem visitar o Museu dos Milagres e a Lojinha do Santuário.
Com informações do Governo de Sergipe
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.