Dando continuidade à retomada e fortalecimento do Carnaval de Rua de Aracaju, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), lançou um novo edital de fomento à cultura carnavalesca.
Desta vez, o apoio será direcionado aos Bloquinhos de Rua, garantindo mais estrutura e incentivo para a realização da festa popular na cidade.
O edital prevê um aporte financeiro de R$ 300 mil, contemplando blocos com mínimo de 100 participantes e possibilitando a inscrição de Coletivos, Ligas e Associações.
O certame permite a participação de pessoa física ou jurídica, dependendo da categoria escolhida.
Aracaju tem uma rica história de Carnavais de Rua e em clubes, e os primeiros blocos registrados na cidade foram o Mercuriano (azul e branco) e o Cardovínico (vermelho e branco), ambos criados em 1895.
Apesar de períodos sem apoio público, a tradição carnavalesca sempre se manteve viva na capital sergipana.
Agora, com a criação do Edital de Fomento pela Funcaju, o resgate dos bloquinhos ganha um reforço importante.
"Essa é uma das preocupações da prefeita Emília Corrêa. Incentivar a nossa cultura é essencial para valorizar nossas tradições e nosso povo. Quando abrimos editais como esse, garantimos que diversos agentes culturais tenham acesso a recursos públicos de forma clara e transparente", destacou Fábio Uchôa, presidente interino da Funcaju.
Com informações da PMA
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.