Cerca de 62% dos brasileiros acreditam que o Brasil deve permanecer neutro em relação à Guerra na Ucrânia — ou seja, sem apoiar russos ou ucranianos.
É o que aponta dados coletados pela última pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (11).
As delegações de Rússia e Ucrânia, durante reunião em busca de acordo sobre a guerra // Foto: EFE/EPA
Quase todos os entrevistados (97%) tomaram conhecimento sobre a crise que se desenrola na Europa, com 56% deles afirmando que a Ucrânia “tem mais razão” no conflito.
Um percentual menor de pessoas (29%) acha que o Brasil deveria abandonar a neutralidade e apoiar explicitamente os ucranianos.
Outros 2% prefeririam um apoio à Rússia, e 7% não souberam responder ao questionamento.
Facebook vai permitir mensagens de violência e ódio contra russos na plataforma
Inclusive mensagens que clamam pela morte do presidente Vladimir Putin, segundo e-mails internos vistos pela agência de notícias Reuters, nessa quinta-feira (10).
-------------------------
A Ipespe também fez perguntas acerca da postura de Bolsonaro em relação ao conflito.
A postura de Jair Bolsonaro foi avaliada como “totalmente errada” por 33% e “parcialmente errada” por 15% dos entrevistados.
Apoiaram a postura outros 25%, que a julgaram “totalmente correta”, enquanto 17% a julgaram como “parcialmente correta” à pesquisa.
A pesquisa ouviu 1000 brasileiros de todas as regiões do país entre os dias 7 e 9 de março, e possui uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O intervalo de confiança é de 95,5%.