Os casos prováveis de dengue no Brasil em 2024 alcançaram a marca de 408 mil, conforme a última atualização divulgada na sexta-feira, dia 9, pelo Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde.
O número de vítimas confirmadas da doença atingiu 62, enquanto outras 279 mortes suspeitas estão sob investigação.
Foto: Getty Images
A média nacional aponta para 201 casos de dengue por 100 mil habitantes. Entretanto, em determinados estados, esse coeficiente é consideravelmente superior.
Por exemplo, o Distrito Federal registra mais de 1.700 casos por 100 mil habitantes. Na sequência proporcional de casos, destacam-se Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás.
Em termos absolutos, Minas Gerais lidera com mais de 143 mil pessoas registradas com dengue, seguido por São Paulo, Distrito Federal e Paraná. Na outra extremidade, com menos casos, estão dois estados do Nordeste: Piauí e Paraíba.
As mulheres representam a maioria dos afetados, com 55% dos registros, em comparação com 45% dos homens.
O número de mortes, 62, praticamente não aumentou em comparação com as primeiras cinco semanas do ano anterior, quando a dengue causou 61 óbitos.
Por outro lado, o número de casos graves mais do que triplicou. Durante as cinco semanas iniciais deste ano, foram registrados quase 4.600 casos, em comparação com 1.355 no mesmo período de 2023.
Com informações da Agência Brasil
Veja também