01/03/2023 07:40

Compartilhe:

Emoção e agradecimento marcaram as comemorações dos aprovados no Sisu 2023 em escolas da rede estadual de ensino.

Até o início da tarde dessa terça-feira, 28, a Seduc contabilizou mais de 500 aprovados nas diversas instituições de ensino superior do país, tanto através do curso Pré-Universitário do Governo de Sergipe, quanto por meio do Ensino Médio regular e integral.

No Centro de Excelência Djenal Tavares de Queiroz, a aluna Mayumi Isabelli desde criança já sabia o que queria na vida profissional: ser médica.

O sonho passou a virar realidade nesta terça-feira, quando viu o seu nome no 4º lugar da lista dos aprovados em Medicina na Ufal.

Esse momento chegou após muita dedicação.

Desde criança sempre quis ser médica, meus pais me ajudaram bastante e tive uma rede de apoio: a escola, a família, os professores”, disse.

Do Centro de Excelência Djenal Tavares de Queiroz, a aluna Mayumi Isabelli passou em 4º lugar em Medicina na Ufal

Como Mayumi Isabelli, centenas de jovens estão realizando o sonho do ensino superior.

É o caso da indígena Alícia Martins Firmino, do Colégio Indígena Dom José Brandão de Castro, em Porto da Folha, aluna nota 920 na Redação e que foi aprovada em Administração Pública na Ufal; de Sophia Passos Santos, aluna do Pré-Universitário do polo Marcos Ferreira, em Carmópolis, aprovada em Medicina Veterinária na UFS; e de Wendel Fernandes Souza, aluno com deficiência visual do Polo do Pré-Universitário Walter Franco, aprovado em 1º lugar em Serviço Social da UFS.

Comemorações

No Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, os alunos foram recebidos com música, pintura no rosto e muito abraço nesta terça-feira.

Pais de alunos também compareceram e se juntaram aos professores e coordenadores numa única rede de alegria e de emoção.

Aprovado em 7º lugar no curso de Direito da UFS, Sammy Vasconcelos disse que esse dia ficará marcado na história dele e da família por ter muita simbologia.

É uma virada de chave da minha vida e da vida da minha família. Todos têm um talento e o meu é o Direito”, disse ele, acompanhado da mãe Andressa Pereira Vasconcelos, que não escondeu a emoção: “Dos três filhos, esse é o primeiro que entra na universidade. Nunca influenciei na escolha do curso, mas sempre incentivei que ele se formasse, que tivesse uma profissão”, destacou.

Somente no Atheneu Sergipense, o diretor Daniel Lemos listou 46 aprovados na primeira lista.

Para a pedagoga do Centro de Excelência, Eliane Gama, o resultado é um desfecho de um trabalho feito em equipe.

Esses alunos passaram por uma pandemia e conseguir esses desfechos é mais que uma vitória”, afirmou.

Everaldo Flávio, aluno do Atheneu Sergipense aprovado em Enfermagem na UFS, foi mais além na comemoração e levou a mãe, Patrícia Felisberto.

Máquina de cabelo em punho, ela raspou o cabelo do filho em comemoração ao feito.

É uma sensação única de dever cumprindo. Sou da área das Exatas e divido essa alegria com meu outro filho que faz Odontologia.

Ficamos sabendo ontem de noite e só caiu a ficha hoje”, afirmou.

Os projetos desenvolvidos pelo Atheneu, a exemplo do Atheneu ONU e do Políticas Públicas, trazem como consequência aprovações em áreas afins, a exemplo de Iasmim Nascimento e Renata Aragão, ambas aprovadas em Jornalismo, na UFS.

Acompanhada de mãe, irmã e avó, o aluno João Marcello não escondeu as lágrimas ao comemorar a aprovação em 2º lugar em Geologia.

Ana Júlia foi 1º lugar em História na UFS e Igor Rian, 1º lugar em Química, entre outros alunos destaques do Atheneu.

Mudei bastante o curso que queria fazer ao longo dos anos, mas foi no 3º ano que fiquei interessado pela Química, pesquisei, passei em 1º lugar e agora é ampliar o conhecimento”, explicou Igor Rian.

Datas importantes

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, parabenizou todos os aprovados, os familiares, os professores e diretores, e destacou que acessar o ensino superior é mais um degrau na vida profissional dos jovens.

É o início de uma carreira que muitas vezes também é o sonho de pais e responsáveis.

Neste dia de alegria, quero parabenizar a toda a comunidade escolar e familiares pelas conquistas e desejar que os novos universitários subam cada vez mais os degraus da vida profissional.

A escola pública encanta e esses resultados são reflexos de grandes histórias construídas com muita determinação, garra e dedicação. Parabéns a todos”, disse.

A coordenadora do Pré-Universitário da Seduc, Gisele Pádua confirmou as datas importantes as quais os alunos aprovados não podem deixar de lembrar, a exemplo da matrícula no período de 2 a 8 de março, e da inscrição na lista de espera para aqueles alunos que não conseguiram sucesso nessa primeira chamada no período de 28 de fevereiro a 8 de março.

Gisele Pádua ainda destacou que o resultado da primeira lista de espera será divulgado no dia 13 de março.

Nos acompanhe por e-mail!