Notícias

Redação
10:23
12/01/2022

Aracaju: boleto do IPTU 2022 está disponível no Portal do Contribuinte; saiba como consultar

Os boletos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2022 estão sendo distribuídos via Correios a todos os contribuintes aracajuanos.

Mas também podem ser acessados no Portal do Contribuinte, da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).

Foto: Marcelle Cristinne

Para consultar e gerar os boletos, ao acessar o Portal o contribuinte deve clicar no banner “Consulte seus débitos” e em seguida adicionar login e senha cadastrados.

Caso ainda não possua cadastro na plataforma, basta clicar em “Cadastre-se” e adicionar os dados solicitados.

Por fim, serão apresentados todos os débitos pendentes junto ao Município de Aracaju.

Para atender a lei de Proteção de Dados, a Semfaz fez algumas alterações no sistema de emissão dos tributos municipais, gerando uma pequena diferença na hora de acessar os débitos.

 

LEIA TAMBÉM

Governo Federal edita medidas para regularizar dívidas de empresas do Simples Nacional

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional editou, nessa terça-feira (11), o Programa de Regularização do Simples Nacional e o Edital de Transação do Contencioso de Pequeno Valor do Simples Nacional.

--------------------

No caso do contribuinte pessoa física o documento pode ser emitido na aba 'IPTU', 'Consulta de débito', digitando CPF e inscrição do imóvel.

"E no caso do contribuinte pessoa jurídica, a diferença é que, ao invés do CPF, é necessário informar o CNPJ da empresa, bem como a inscrição do imóvel vinculado", explica o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Semfaz, Bruno Andrade.

LEIA TAMBÉM

Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

13ª pesquisa de Impacto do Coronavírus revelou que os microempreendedores individuais são os que mais aderiram

--------------------

Os contribuintes que ainda possuem parcelamentos a vencer, devem imprimir o respectivo boleto no Portal do Contribuinte.

O documento deverá ser pago na rede bancária credenciada (Banco do Brasil, Banese, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sincredi e Casas Lotéricas).

Realizando o pagamento do IPTU 2022 até o dia 17 de janeiro, em parcela única, o contribuinte que não possui débitos com o Município tem direito a 7,5% de desconto.

Para os que estão inadimplentes, o desconto é de 2,5%.

Para os que optarem pelo pagamento parcelado, o vencimento da 1ª parcela é em 7 de fevereiro e, nos meses subsequentes, sempre no quinto dia útil.

Com informações da Prefeitura de Aracaju

Compartilhe