Publicado neste mês pela Exame, revista especializada em economia e negócios, a matéria apresenta um estudo da consultoria Urban Systems sobre as Melhores Cidades Para Fazer Negócios em 2022.
Orla da Atalaia. Foto: Ascom/Semict
No levantamento, Aracaju ocupa a 45ª posição geral, dentre os 326 municípios brasileiros com população superior a 100 mil habitantes, o equivalente a um contingente populacional de 121,9 milhões de pessoas, nas cinco regiões do país, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020.
• Levando-se em conta somente as capitais da região Nordeste, Aracaju ocupa o 2º lugar, à frente de João Pessoa/PB (62ª posição geral); Fortaleza/CE, (63ª posição); Recife/PE (82ª posição); e Salvador/BA (92ª colocação). Nesse recorte regional, a cidade de Natal/RN ocupa a primeira posição (33ª posição geral) e Maceió/AL, a última (220ª posição geral).
Nesta nona edição do ranking, foram avaliados mais de 60 indicadores nos seguintes setores econômicos:
Mercado Imobiliário, Comércio, Serviços, Educação, Agropecuária e Indústria.
Governo cria selo digital “seu imposto foi aplicado aqui”
Segundo a portaria publicada nesta terça-feira (20/12)) pelo Ministério da Economia no DOU (Diário Oficial da União), o objetivo é a “promoção da cidadania fiscal” e o aprimoramento da relação da Receita Federal com os cidadãos.
-------------------------
Outro eixo em que Aracaju obteve boa colocação foi o do comércio.
Nesse segmento, o município subiu seis posições no ranking, saindo da 78ª posição, em 2021, para a 72ª, no levantamento de 2022.
Ainda segundo o estudo, as regiões Sul e Sudeste concentram 61 das 100 melhores cidade para se investir em Serviços.