26/09/2023 16:40

Compartilhe:

A cidade de Aracaju se junta ao Movimento Nacional pela Vacinação através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Entre os dias 7 e 21 de outubro, será promovida uma campanha de multivacinação nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

A mobilização, que tem seu Dia D no dia 7 de outubro, terá nove unidades abertas especialmente para acolher os aracajuanos.

Objetivo da campanha: retomar altas coberturas vacinais


Com o intuito de reverter a queda nas coberturas vacinais e evitar o retorno de doenças já eliminadas, a campanha se destina principalmente a crianças e adolescentes abaixo de 15 anos.

  • Além da vacinação contra a covid-19 e influenza, a iniciativa inclui outras vacinas do Calendário Nacional como BCG, Hepatite B, Poliomielite, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba, Rubéola e Pneumocócica.

 

Nove unidades abertas no dia D

Para facilitar o acesso da população, no Dia D da Vacinação, as UBSs João Bezerra (Areia Branca), Augusto Franco (Farolândia), Osvaldo Leite (Santa Maria), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Joaldo Barbosa (América), Cândida Alves (Santo Antônio), Francisco Fonseca (18 do Forte), José Machado (Santos Dumont) e Drº José Calumby (Bugio) estarão funcionando das 8h às 13h.


 

Sem meta específica, foco é atualizar a carteira de vacinação


De acordo com a coordenadora de imunização, Larissa Ribeiro, a campanha não tem uma meta específica.

O apelo é para que pais e responsáveis levem os jovens às unidades para conferir a situação das vacinas.

"Precisamos atualizar as doses aplicadas para aumentar a cobertura vacinal, protegendo assim nossas crianças e adolescentes", afirma Larissa.

 

Queda de cobertura vacinal desde 2015 motiva ação


A motivação para esta ação vem da queda constante nas coberturas vacinais registradas desde 2015.

  • O documento estratégico do Ministério da Saúde ressalta a importância de manter a população protegida contra doenças ainda não erradicadas.
  • Com a campanha, o Ministério, em conjunto com estados e municípios, busca recuperar as altas taxas de vacinação.

Para mais informações sobre a campanha e as unidades disponíveis, os interessados podem buscar orientações nas unidades de saúde ou através dos canais oficiais da Prefeitura de Aracaju.


Com informações da PMA

Nos acompanhe por e-mail!