Monitoramento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (Dapp/FGV) mostra que Jair Bolsonaro (PL) restabeleceu em 2022 a distância em relação aos adversários no volume de interações em redes sociais.
José Cruz / Agência Brasil
Os bolsonaristas controlam 30,65% dos perfis e geraram 53,82% das interações no período.
Do campo de Lula (PT), em torno do qual orbitam 30,28% dos perfis, partiram 24,4% das interações.
Próximos de Sergio Moro (Podemos) e João Doria (PSDB) estão 6,13% dos perfis, que respondem por 7,3% das interações.
Ciro Gomes, do PDT, estabeleceu-se como líder de visualizações no YouTube.
Na somatória de todas as plataformas, no entanto, ele mobiliza 3,4% dos perfis, que geram 4,5% das interações.
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Os demais 14,84% dos perfis têm perfil heterogêneo e veiculam memes e outras informações que viralizam na internet em tom de brincadeira e ironia, geralmente em tom crítico ao governo federal.
Eles movimentam 3,5% das interações.
No grupo bolsonarista, o principal foco de debate no período foi a liberação do aborto até o 6º mês de gestação na Colômbia, com críticas à esquerda por apoiar tal liberação e desprezar preceitos religiosos.
Entre petistas, o tema de discussão preferencial foi a guerra na Ucrânia, com críticas ao ataque da Rússia.
Além disso, obras realizadas pelo PT no Nordeste no passado e a possibilidade de que Geraldo Alckmin seja vice de Lula na campanha presidencial também foram bastante debatidas.
No grupo de Moro e Doria, a tônica foi a crítica a escândalos de corrupção envolvendo Bolsonaro e Lula e também à neutralidade do atual presidente em relação à posição da Rússia na guerra.
Com informações do Painel/FSP