18/09/2023 08:50

Compartilhe:

Uma intensa onda de calor está marcando o final do inverno no Brasil, com muitas cidades enfrentando temperaturas recordes para esta época.

A primavera está prestes a começar, oficialmente entrando no próximo sábado (23), às 3h50, pelo horário de Brasília, abrangendo a maior parte do país.

Uma onda de calor sufocante está afetando a região Sudeste nesta semana, trazendo altas temperaturas e condições de tempo firme, de acordo com informações da Climatempo.

Não há previsão de chuva em cidades como Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e na maior parte de Minas Gerais.

Nas áreas do Triângulo Mineiro, no interior e na região metropolitana de São Paulo, espera-se muito sol e temperaturas elevadas, mas com a possibilidade de chuvas isoladas durante a tarde.

Na região Sul, a semana se inicia com a passagem de uma frente fria, que, combinada com a circulação de ventos, coloca o Rio Grande do Sul em alerta. Há risco de temporais, chuvas volumosas e persistentes nas regiões oeste e sul do estado.

Em Porto Alegre, apesar da presença do sol, a nebulosidade é significativa, e a chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia. Nas áreas da Região Serrana e no extremo norte do Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva alternam com períodos de melhoria.

Entre Santa Catarina e Paraná, o dia será de sol e muito calor. As temperaturas aumentam significativamente, especialmente no Paraná. No final da tarde e início da noite, podem ocorrer pancadas de chuva.

No Centro-Oeste, o ar quente e úmido favorece a formação de nuvens de chuva. Durante a manhã, o sol predomina em todas as áreas da região. À tarde, há previsão de chuvas no centro-sul, oeste e norte de Mato Grosso, em todo o estado de Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás. No Distrito Federal e no norte de Goiás, o tempo permanece firme.

No Nordeste, prevê-se bastante sol em todas as áreas, com chuvas concentradas na faixa litorânea. Podem ocorrer pancadas isoladas de Natal a Salvador, além de chuvas passageiras desde o litoral do Maranhão até o norte do Ceará. Nas regiões do sertão e interior do Nordeste, o tempo permanece firme, com baixa umidade do ar.

Na região Norte, destaca-se o calor intenso, com pancadas de chuva forte e a possibilidade de temporais isolados no Amazonas e em Roraima. No Acre e em Rondônia, a chuva pode ser acompanhada por raios e ventos moderados.

No centro-sul e leste do Pará, bem como no estado de Tocantins, o tempo permanece firme, com chuvas pontuais no Amapá e no litoral do Pará.

Com informações da CNN Brasil

Nos acompanhe por e-mail!