A capital sergipana sediará o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. O evento, o maior na área de gestão de recursos hídricos do país, deve atrair cerca de 3.000 pessoas à cidade entre os próximos dias 19 e 24 de novembro.
Ante a importância da pauta e do impacto para o turismo local, o prefeito Edvaldo Nogueira assegurou o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju ao evento, em reunião realizada nesta sexta-feira, 3, com o diretor operacional do simpósio, Rodrigo Cordeiro, que esteve acompanhado da secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe, Débora Dias.
Prefeito Edvaldo Nogueira, Rodrigo Cordeiro, diretor operacional do Simpósio, e a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Dias // Foto: Ana Lícia Menezes
Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), o evento será realizado no Centro de Convenções AM Malls Sergipe e visa discutir alternativas sustentáveis que possam auxiliar no desenvolvimento de políticas socioambientais e na gestão de recursos hídricos, de modo a oportunizar o diálogo entre ciência, tecnologia, setores produtivos e a população.
Para isso, reunirá pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes e comerciantes de equipamentos, usuários, gestores e tomadores de decisão.
“É um evento muito importante sobre sustentabilidade, um dos eixos que norteiam a nossa gestão e para o qual temos nos voltado de maneira muito efetiva, e que, além de debater sobre a gestão dos recursos hídricos, tema de fundamental importância para todo o planeta, também movimenta a nossa economia, sobretudo os setores ligados ao turismo. E isso afeta de maneira bastante positiva o nosso desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda em nossa cidade.
Nesse sentido é que garantimos o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju e ficamos muitos felizes de sermos convidados a participar desse simpósio”, afirmou o prefeito Edvaldo durante reunião com a organização do evento.
De acordo com Rodrigo Cordeiro, esta é a segunda vez que Aracaju sedia este simpósio em 22 anos, e para a escolha da cidade foram considerados tanto a infraestrutura turística quanto o comprometimento dos governos municipal e estadual com a sustentabilidade.
“Este é o maior evento ligado ao tema da água e ele acontece a cada dois anos pelo Brasil todo desde 1976. É promovido por uma entidade sem fins lucrativos, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos, e dentre os itens que a gente sempre considera quando realiza o evento numa certa cidade é a capacidade de a cidade abrigar os participantes do evento, mas também o estágio da discussão sobre recursos hídricos no local, e tanto o Estado quanto a Prefeitura têm feito bastante nesse assunto”, disse.
Ainda segundo o diretor operacional do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, Aracaju se destaca também por ser uma cidade “que tem um atrativo turístico muito forte e absolutamente ligado ao tema da água”, tanto por ser banhada pelo mar quanto por rios.
“Tudo aqui está relacionado à água, especialmente porque estamos muito perto do São Francisco, que é um rio emblemático para o Brasil”, frisou.
Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
Conforme a ABRHidro, o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que tem como tema "Água e sociedade: resiliência, inovação e participação", promoverá conferências nacionais e internacionais, mesas redondas, minicursos de capacitação de alto nível, apresentações de trabalhos em sessões técnicas, a ExpoHidro - uma exposição de soluções e inovações do setor-, e o prêmio “Jovem Pesquisador”, um reconhecimento e valorização de jovens talentos.
Além disso, haverá também a entrega do prêmio ”Mulheres na gestão das águas”, para reconhecimento da atuação de mulheres no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, e o “Flávio Terra Barth”, que visa reconhecer a atuação de pessoas ou instituições que tenham se destacado por contribuições significativas para a gestão e aproveitamento racional e sustentável dos recursos hídricos.
O XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos abrange ainda o 1° Fórum Latino-Americano da Água, entre os dias 21 e 22 de novembro, uma iniciativa da Rede Latino Americana de organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), em parceria com ABRHidro, Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), tendo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) como principal apoiadora do evento.